Portal Chamar Táxi

Boa companhia

estela

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
friend.jpg

Solidão gera boas poesias e boas músicas, mas a verdade é que ninguém quer viver nessa condição. Pelo menos, não por muito tempo. O segredo para estar sempre bem acompanhada é um só: ser, você, uma boa companhia.

De acordo com o psicólogo Jadir Lessa, mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Federal Fluminense, ao longo da vida, dias alegres e tristes se alternam, quem consegue produzir mais alegrias que tristezas, conquista mais abertura com as outras pessoas.

“Todo mundo quer evitar as tristezas, por isso quando encontra alegria em alguém, essa pessoa faz sucesso. Vira um imã social, não por ter algo extraordinário, mas porque está ali vivendo cada momento por vez. Ninguém tem que ser dotado de toda sorte de virtude, qualquer pessoa que consiga aceitar e legitimar sua singularidade, sem dramas, aceitando a vida e ‘fazendo do limão uma limonada’, se torna querida, admirável, invejável. Ninguém quer ficar perto do triste”, explica Lessa.

O psicólogo esclarece que não é possível também ser o tempo todo esfuziante. Em momentos pontuais, como nas perdas, nos falecimentos, é normal ficar abatida. O que não deve acontecer é transformar a tristeza num modo de vida.

Dr. Jadir Lessa

“Muitas mulheres se queixam por não conseguirem namorados ou maridos. Dizem que os príncipes não existem mais. Só que as pessoas só encontram o que estão prontas a encontrar. Uma vez, ouvi uma mulher reclamar que os homens de hoje eram todos sapos. Eu logo pensei que o que ela devia fazer é parar de coachar na beira da lagoa e virar uma princesa, porque para as princesas não faltam príncipes”, adverte.

Essa mudança de atitude na hora de encarar a vida não tem mistérios. Segundo doutor Lessa, basta se tornar mais presente, mais interativa, mais participante e, talvez, o principal: fazer uma avaliação de si.
“A pergunta a ser feita é: estou cuidando de mim? Ou só estou cuidando da minha aparência? Porque são coisas muito distintas. A aparência é a embalagem, mas é o produto que deve ter qualidade. O bom produto mesmo fora da embalagem faz sucesso”, ensina.

Se você está se perguntando como, então, deve cuidar de si mesma, doutor Jadir dá algumas dicas iniciais:
- preocupe-se com sua constituição física e mental
- desenvolva habilidades
- dance
- cante
- estude
A promessa é que assim muito mais coisas boas aconteçam.