Luz Divina
GF Ouro
- Entrou
- Dez 9, 2011
- Mensagens
- 5,985
- Gostos Recebidos
- 0
Biodiversidade: UE não está a encaminhar-se para cumprir os objetivos a que se propôs até 2020

A Estratégia da Biodiversidade até 2020 foi adotada em 2011 tendo como principal objetivo o estancamento da perda de biodiversidade e da degradação dos serviços de ecossistema até ao fim da década, recuperando-os na medida do possível, aumentando assim o contributo da UE para cessar a perda de biodiversidade a nível global.
Adicionalmente, foram definidos vários objetivos específicos em seis áreas. No resumo dos resultados da avaliação disponível online, é referido que destes, apenas aquele que diz respeito à luta contra as espécies invasoras está evoluir como planeado, o mesmo não acontecendo com a implementação plena das diretivas Aves e Habitats, a manutenção e restauração dos ecossistemas, o aumento do contributo da agricultura e da silvicultura para a conservação da biodiversidade, a garantia de exploração sustentável dos recursos pesqueiros e o auxílio no estancamento da perda de biodiversidade global.
A Comissão Europeia conclui por isso que é necessária uma maior ambição para se conseguir proteger a Natureza europeia:
“Há múltiplas lições a tirar deste relatório – alguns avanços significativos, bons exemplos a serem replicados, mas é preciso muito mais trabalho para colmatar as lacunas e atingir os nossos objetivos de biodiversidade até 2020”, disse Karmenu Vella, Comissária Europeia do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas. “Não há espaço para a complacência – a perda da biodiversidade significa a perda do nosso sistema de suporte de vida. Não nos podemos dar a esse luxo, nem a nossa economia”.
Para salvaguardar o património natural europeu é necessário intensificar o combate das cinco ameaças principais à biodiversidade: alterações nos habitats, poluição, sobre-exploração, espécies exóticas invasoras e alterações climáticas.
naturlink