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O teste promete facilitar o combate ao comércio ilegal que anualmente coloca no mercado mundial milhões de toneladas de bivalves, com risco para a saúde pública
Uma equipa de biólogos da Universidade de Aveiro (UA) descobriu ser possível confirmar exactamente a origem geográfica dos bivalves, através da análise química das conchas e tecidos, anunciou esta segunda-feira fonte académica.
O teste, que se pode realizar de forma rápida, barata e segura, promete facilitar o combate ao comércio ilegal que anualmente coloca no mercado mundial milhões de toneladas de bivalves, com risco para a saúde pública.
"A ferramenta que desenvolvemos utiliza marcadores naturais, como os elementos químicos ou os ácidos gordos, que estão presentes, respectivamente, nas estruturas calcárias ou nos próprios tecidos dos bivalves, e que registam as alterações ambientais dos ecossistemas em que os organismos vivem até à sua captura", explicou o investigador Ricardo Calado, autor do trabalho juntamente com Fernando Ricardo e Rosário Domingues.
Na posse dessas "impressões digitais", os órgãos fiscalizadores conseguem perceber se a informação referente ao local de origem indicada pelos diferentes envolvidos na comercialização de bivalves é ou não verdadeira.
Os bivalves alimentam-se por filtração de água, podendo por isso acumular microrganismos e toxinas presentes no meio ambiente. Estes, quando em níveis elevados, poderão causar graves intoxicações alimentares. Quando assim acontece, a captura é interditada pelas autoridades sanitárias.
Mesmo assim, há quem arrisque a apanha ilegal e a posterior falsificação do local de origem.
"Só em Portugal, podemos estar a falar de alguns milhares de toneladas de bivalves por ano, nomeadamente amêijoa japonesa e berbigão, que são apanhadas e transaccionadas de forma ilegal", estimou Ricardo Calado.
Determinar a origem geográfica dos bivalves "permite também fazer um melhor controlo da exploração dos 'stocks' de bivalves existentes" e "pode igualmente beneficiar os produtores, uma vez que estes podem diferenciar o seu produto, agregando-lhe um maior valor económico".
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