- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,588
- Gostos Recebidos
- 1,117

O que é a bananofoia?
Podia achar que bananas era um alimento comum e fácil de gostar, mas a verdade é que não é bem assim. "O cérebro aprende a revisitar esses sentimentos negativos repetidamente, especialmente quando se passa por stress ou uma situação que causa ansiedade, como ver alguém a comer uma banana."
Explicam que em alguns casos, o medo é tão extremo que as pessoas podem nem conseguir passar perto de bananas no supermercado. Podem sentir vómitos assim que veem alguém a comer bananas. Um ataque de pânico pode mesmo acontecer em alguns casos.
Outros gatilhos passam pela aparência das bananas, sejam maduras ou verdes, o som de alguém de alguém a comer bananas, o cheiro e até a sua textura.
O que causa a bananofobia?
"As causas de fobias específicas podem ser explicadas por diferentes abordagens e escolas de pensamento na psicologia. De forma mais comum, a causa das fobias é atribuída à aprendizagem, um conceito introduzido pela escola comportamental da psicologia", revela o 'website' Klarity.
Assim, uma associação de medo e stress em criança pode levar ao desenvolvimento desta fobia, como o ser alimentado à força ou ter sofrido um engasgo grave com esta fruta. Ter visto também alguém a ter alergias ou ficar doente depois de a comer pode ter levado a fazer este tipo de associação.
Os sintomas de uma fobia
"Os sintomas da bananafobia, como a maioria das fobias, podem ser fisiológicos, emocionais e comportamentais." Assim, podem passar pelo aumento da frequência cardíaca, da dificuldade em respirar, palidez, tontura e sensação de desmaio, náuseas, dor de estômago ou ataques de pânico.
A ministra sueca que proibiu bananas nos eventos do governo
No final de 2024, foi conhecida a história Paulina Brandberg, a ministra sueca que revelou ter bananofobia. Proibiu a fruta em todos os eventos do governo devido à sua fobia. Nos e-mails do governo foi revelado que tratava de uma alergia, mas mais tarde soube-se que se tratava mesmo do medo.
A ministra revelou que estava a receber ajuda profissional para conseguir superar o medo. Numa publicação na rede social X já tinha mesmo partilhado que sofria da "fobia mais estranha do mundo".
IN:NM