Portal Chamar Táxi

Balanço de Potências - Problemas e resolução

PsySc0rpi0n

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 18, 2014
Gostos Recebidos
0
Olá...

Venho aqui pedir ajuda para resolver e tirar dúvidas sobre alguns problemas de Balanço de Potências e Ruído.

Estou a estudar uma cadeira da Universidade que é "Introdução aos Sistemas de Comunicação" e tenho uma questão para resolver e não tenho a certeza do resultado!

Neste momento tenho 3 questões para responder.

Um pré-amplificador de antena para a bando UHF possui um ganho de 17dB e uma Figura de Ruído de 4dB!

1 - Questão
Se a potência do sinal amplificado for de -57dBW, o sinal da antena possui uma potência de 0.04uW. (Verdadeiro ou Falso???)

2 - Questão
A relação Sinal/Ruído à saída do amplificador é 4x menor que a relação Sinal/Ruído à entrada do amplificador.

3 - Questão
A potência do sinal amplificado é sempre superior a -40dBW

Minhas respostas até agora:

1 - Resposta:
Falso. Com o ganho referido e com a potência de sinal amplificado, obtém-se uma potência de sinal fornecido à antena de 0.04nW, porque 2nW/17dB de ganho dá 0.04nW ou 40pW.

3 - Resposta:
Falso. Após fazer as contas concluí que para potências de sinal de entrada inferiores a 50mW, a antena transmite sinais de potência inferior a -40dBW.

Em relação à questão 2, não sei repsonder!

Será que as minhas respostas estão correctas?

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas

-57dBm daria 1,9952623nW ou arredondando 2nW

1 -Pelos cálculos G=10log(S/E) para o valor proposto 0.04uW teriamos -13dB valor que não confere com os 17dB anunciado do pré-amplificador, logo como disse e bem, é falso.

para Obter o valor E correcto ficaria G= 10logS -10logE em que o valor final daria E= 10 ^ -10,39897 logo E= 3,990525 ^-11 ou aproximadamente E=0.04 nW

2- Falso

NF=10log(F) Ou NF=10log (SNRin/SNRout) logo 4/10= log (SNRin / SNRout) > (SNRin/SNRout) = 10 ^0.4 > SNRin /SNRout = 2,511886432

NF=4dB

3- - 40 dBm dá 0.0001mW

então para termos S > 0.0001mW teríamos E>10 ^ -8.7 E> a 1,995262 ^ -9, que daria aproximadamente E> a 2 nW. Penso que os meus cálculos estão correctos

podemos testar os mesmos do seguinte modo

G= 10 log (S/E) logo X=10log (0.0001^-3/ 2^-9) Logo X = 16,9897 que dá aproximadamente o ganho dos 17dB do amplificador

Cps

Última edição:

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
Olá...

Venho aqui pedir ajuda para resolver e tirar dúvidas sobre alguns problemas de Balanço de Potências e Ruído.

Estou a estudar uma cadeira da Universidade que é "Introdução aos Sistemas de Comunicação" e tenho uma questão para resolver e não tenho a certeza do resultado!

Neste momento tenho 3 questões para responder.

Minhas respostas até agora:

Será que as minhas respostas estão correctas?

Boas

Recapitulando:

1- Falso e a sua resposta e calculo está certo

2- Falso e tem a resposta no post 2

3- Falso, para tal suceder a potencia na antena não pode ser inferior a 2nW (rever os seus cálculos).

Cps