Na extensão deste alerta , saiba como remover um vírus do Facebook e ainda mais ...
Como o Facebook é, atualmente, a rede social que mais agrega pessoas no mundo, torna-se propício o surgimento de programas maliciosos. Malwares disfarçados de aplicativos salvadores - como mudar a cor de seu perfil na rede ou o famoso botão dislike (não curti), infestam a rede -, enganam muitos usuários.
Atenção ! Os passos dependem do navegador que você estiver usando.
Internet Explorer
Passo 1. No Internet Explorer, vá em "Ferramentas" (Tools) e depois em "Gerenciar Complementos" (Manage add-ons).
Passo 2. Desabilite o complemento causador de spam.
Mozilla Firefox
Passo 1. Vá em "Ferramentas (Tools)" e em "Complementos (add-ons).
Passo 2. Desabilite o complemento causador de spam e reinicie o Firefox.
Google Chrome
Passo 1. Clique no ícone que são 3 linha paralelas, que corresponde ao menu "Ferramentas", no canto superior direito do navegador.
Passo 2. Vá em Extensões (add-ons) e desabilite o complemento causador de spam.
No Facebook
Passo 1. Depois de completar os passos de acordo com seu navegador, acesse seu Facebook. Vá ao canto superior direito, clique na seta que aponta para baixo e vá em "Configurações de Conta".
Passo 2. Clique em "Aplicativos". Você verá sua lista de aplicativos e jogos. É só procurar o aplicativo indesejado, clicar nele e escolher a opções "Remover Aplicativo".
********************************************************************************
Botão 'não curtir' é usado para ataque hacker no Facebook
Mais um golpe de hackers está circulando pelo Facebook. Dessa vez, é oferecido aos usuários a oportunidade de instalar o botão “não curti” – tão sonhado pelos adeptos da rede social. No entanto, o aplicativo – chamado Enable the Dislike Button (permita o botão “não curti”, em tradução livre) - é falso e, ao ser instalado, permite o fácil acesso de hackers aos perfis e computadores das vítimas. O golpe já atingiu mais de 8 mil usuários.
Conhecido como scam, o ataque hacker aparece como um link na seção “Notificações”, por meio do qual o usuário é convidado a instalar o falso aplicativo: “O Facebook agora tem o botão ‘não curti’. Clique no menu ativar e instale-o!”. Ao ativar o aplicativo, uma mensagem é publicada no mural do usuário sugerindo a outros amigos o download do botão “não curti”: "Acabo de baixar o botão de não curtir, então agora posso 'descurtir' todas as suas mensagens”. Além disso, o perfil da vítima se torna vulnerável ao ataque de invasores, disparando inúmeros spams.
Essa não é a primeira vez que o Facebook sobre golpes com relação ao botão “não curti”. Em 2009 e 2010, o falso recurso circulou pela rede, invadindo perfis de usuários. De acordo com Mark Zuckerberg, CEO e fundador da rede social, não há pretensões para a criação da funcionalidade no Facebook.
Como deletar o aplicativo ‘não curti’
Se você instalou o aplicativo, vá até suas Configurações de Privacidade. Em seguida, clique em Aplicativos. Selecione Editar Configurações em Aplicativos. Após localizar o Enable the Dislike Button, clique em Remover, e pronto. Vale lembrar que é bom usar um antivírus, já que ainda não se sabe ao certo os danos que a instalação do aplicativo pode causar ao computador.