Portal Chamar Táxi

Notícias Ataque cardíaco: Cinco sintomas que podem passar despercebidos

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
48,041
Gostos Recebidos
1,134
naom_68da31d259306.webp


"Enfarte do miocárdio é a designação também dada a um ataque cardíaco. Ocorre quando uma ou mais artérias que irrigam o coração ficam bloqueadas e este órgão não recebe sangue e oxigénio nas quantidades que necessita", revela o 'website' da rede de saúde CUF.


Esta segunda-feira, 29 de setembro, assinala-se o Dia Mundial do Coração. Ao 'website' Only My Health, o cardiologista Saurabh Chopra revelou alguns dos sintomas subtis de ataque cardíaco que deve ter em conta.


"Ataques cardíacos em pessoas relativamente mais jovens e aparentemente em boa forma estão a tornar-se mais comuns atualmente", começou por explicar o especialista. Existem sinais subtis que tendemos a ignorar ou confundir com algo não tão grave. Estes sinais podem ser a maneira do corpo 'informar' a pessoa de que precisa de procurar ajuda antes que seja mais tarde."


Conheça alguns dos sinais de ataque cardíaco que passam muitas vezes despercebidos.


1- Fadiga inexplicável


"A fadiga é frequentemente negligenciada. Se se sente cansado mesmo após uma noite de sono, pode ter um problema cardíaco. O coração bombeia sangue para todas as partes do corpo. Se essa função não for bem realizada, pode resultar em exaustão inexplicável que não desaparece com o repouso."





2- Falta de ar durante atividades leves


"Se sentir falta de ar depois de descer escadas ou realizar uma tarefa doméstica leve, tenha atenção. Pode ser um sinal de alerta de doença cardíaca."


3- Dor no maxilar e no pescoço


"A dor no peito é o sintoma mais comum de ataque cardíaco. Este desconforto também pode irradiar para outras partes do corpo, como pescoço, ombros e costas, por exemplo."


4- Inchaço nos pés, tornozelos ou pernas


"Inchaço contínuo, especialmente se piorar com o tempo, pode ser um sinal de que o seu coração não está a funcionar bem."


5- Batimentos cardíacos irregulares


"Se tiver batimentos cardíacos irregulares, se for algo que acontece com muita frequência e durar muito tempo, pode indicar um problema cardíaco grave."


Reduza o risco de ataque cardíaco com estes hábitos saudáveis


O 'website' Only My Health falou com o médico Saurabh Deshpande para perceber o que pode fazer para conseguir reduzir o risco e até prevenir um ataque cardíaco. São dicas válidas tanto para quem já teve como para quem nunca sofreu nada do género.


Uma das dicas passa por comer melhor. A alimentação acaba por ter muito influência em várias aspetos do seu organismo. O coração é um dos órgãos que alguns alimentos podem acabar por afetar.


“Existem muitos tipos diferentes de dietas, mas os pontos em comum que devem ser lembrados ao seguir qualquer uma delas são: manter um padrão alimentar saudável, em vez de focar em nutrientes individuais, adicionar uma variedade de frutas e vegetais coloridos e frescos”, começa por dizer.


Por outro lado, deve priorizar o exercício físico. Os treinos, sejam de qualquer tipo, acabam por trazer diversas vantagens para o organismo. Revela que deve praticar pelo menos 75 minutos de exercício por semana.


Deixar de fumar é outro dos conselhos que deixa. Qualquer tipo de ingestão de nicotina, como cigarros, cigarros eletrónicos, é prejudicial para problemas cardíacos.


Dormir bem é mais uma das dicas. Assim, é durante a noite que irá conseguir também melhorar a sua saúde. “Recomenda-se dormir pelo menos sete a nove horas por noite para a saúde do coração. Com o tempo, problemas de sono podem causar problemas de sono como apneia do sono e insónia, que pode afetar o coração.”

IN:NM
 
Topo