Portal Chamar Táxi

Astra1 + Hotbird

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Gostos Recebidos
2
Boa noite

Como já devem ter lido num outro post, ando a tentar montar um prato de 80 com astra1 e hotbird. Como sugerido, hot (lnb sharp usado) no braço do prato e 93% de sinal e 99% de qualidade obtidos. Os canais que me interessam, apanho-os todos muito bem. O problema surgiu com o astra1 (lnb mvision novo 0,2, polarização às sete) e nada. Sinal 99, 93% e qualidade zero. Corri o suporte todo, para cima, para baixo, aproximava do prato, afastava e nada. Até que umas horas depois, rodei o lnb para as nove e apanhava 99% de sinal e 99% de qualidade nas seguintes freq: 11837H, 11954H, 12051V, 12109H, 12149H, 12188H, 12227H. O problema é que ao fazer a busca automática, os canais são memorizados, mas vê-los, nada. Nem o primeiro para a amostra. Rodei o lnb para as tres e a mesma situação. Rodava para as quatro, cinco, seis, qualidade a zero e sinal a 99%.

Agradecia ajuda e opiniões e desculpem a extensão do post.

Cumps

C.C.M.

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Gostos Recebidos
0
Uma imagem para ajuda

04242592088885896821.jpg

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Gostos Recebidos
0
Mais um caso para DX2 resolver !Não duvidem..!
Eu penso que o recetor não é compativel com DVB-S

Mete-se como piolho em custura.​

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Amigo n9s, realmente essas frequências são do Astra e se conseguiste sinal em ambas as polaridades, em princípio o LNB está bom. O problema é que não podes meter o LNB às 9h para conseguir sinal. Há aí qualquer coisa que não bate certo. Mete aí uma foto da montagem dos LNB's para ser mais fácil diagnosticar a coisa.

DX2

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Gostos Recebidos
2
Boa tarde

Desde já obrigado pelas vossas opiniões.

Em relação ao receptor, não há qualquer problema pois já tive um prato de 70 com o astra e rolava tudo bem. O mesmo acontece com este e com o lnb do hot.

Aqui vão umas fotos. Há aí duas com o lnb para as três, mas o comportamento é exactamente o mesmo. Começo a rodar 4,5... ou 8,7... e o sinal vai à vida. Agora ver canais, nada.

Cumps

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Para captares o Astra dos 19,2º faz o seguinte:

-1º: O LNB não pode ficar em nenhuma das posições que aparecem nas fotos. Tens que o pôr mais ou menos com a inclinação do do Hotbird.
-2º: Mete no receptor a frequência 11479 V 22000.
-3º: Puxa o suporte onde está o LNB mais para cima (sensivelmente até ao meio) e desloca-o mais para esquerda na barra horizontal até apanhares sinal. Muito importante: quando fizeres isto tens que estar atrás do LNB do Astra para não bloqueares o sinal.
-4º: Afina a polaridade do LNB nessa frequência mas não apertes o LNB.
-5º: Mete no receptor a frequência 10743 H 22000 e afina novamente o LNB. Agora já podes apertar.

E pronto. Quando chegares aqui já deves ter o Astra afinado.

DX2

Última edição:

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Gostos Recebidos
2
Boa noite

De facto dx2, tinhas razão. O satélite que estava a apanhar era o astra2. Mudei o satelite no receptor, fiz uma busca e la estavam os canais a rolar.Depois mudei novamente para o astra1 e na freq sugerida, corri o suporte todo e nada. Andava meio desconfiado do lnb e hoje arranjei um daxis(lnb para as sete) emprestado e praticamente no mesmo lugar das fotos, apanhei tudo com qualidade 99 e sinal 93. TRocava de lnb e novamente 99 de sinal e zero de qualidade. So que nessa mesma posição o mvision apanha-me o astra2. Acham isto normal? Esta avariado?
Não sei o que faça?

Cumps

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Gostos Recebidos
2
Já agora o lnb emprestado que arranjei hoje, é um daxis quad lnbf. Porquê lnbf e não só lnb? É diferente dos outros?

Cumps

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Já agora o lnb emprestado que arranjei hoje, é um daxis quad lnbf. Porquê lnbf e não só lnb? É diferente dos outros?

Cumps
Não, é apenas uma das muitas designações que os LNB's têm.

Bem, então o "mistério" está resolvido. :espi28:

DX2

nowready

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 3, 2007
Gostos Recebidos
0
Ver anexo 92350

Ver anexo 92351

Cumps

Quando dizemos LNB realmente deveriamos dizer LNBF
porque o F diz respeito ao feed que nos lnb's para pratos offset já está incorporado
Os brasileiros dizem quasi sempre correcto : lnbf
Os lnb's sem feed utilizam-se nos pratos de foco primario , porque aí o feed é uma peça àparte.

Última edição:

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Gostos Recebidos
2
Boa tarde

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

Hoje estive a instalar o diseq ainda de forma provisória (a loja online depois de informada que o lnb estava avariado ficou de enviar outro e também pela localizacão do prato não ser a final),configurei as portas e tudo a funcionar perfeitamente. Entretanto surgiram-me umas dúvidas:
- Como apanho os dois astras com um lnb, há forma de os conseguir ver?
- A localização final, em principio será a tres metros de uma varanda com 1,5 m de altura. Será impeditivo a uma boa captação dos satélites? Não queria estar a furar parede para o suporte e depois andar a fazer novos furos.

Cumps

nowready

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 3, 2007
Gostos Recebidos
0
" Como apanho os dois astras com um lnb, há forma de os conseguir ver? "

2 astras com um lnb ? Como assim ?
Referes-te a monobloco com 2 lnb's agarrados um ao outro ?
Para o astra 1 e astra 3 há monobloco para o 1 e 2 , não sei
Para esses lados há 3 astras :
astra 1 a 19,2 graus
astra 3 a 23,5 graus
astra 2 a 28,2 graus
Para o astra 2 o prato é pequeno , dizem os entendidos .
e o astra 3 , que eu gosto de ver , porque tem os regionais holandezes mas que para ti se calhar não é interessante.

"- A localização final, em principio será a tres metros de uma varanda com 1,5 m de altura. Será impeditivo a uma boa captação dos satélites? Não queria estar a furar parede para o suporte e depois andar a fazer novos furos. "

1,5 de altura a 3 metros são 26,6 graus com a trigonometria elementar e o auxilio do calculador da windows
Ora no centro do pais ( 40 graus norte e 8 graus oeste ) o astra 1 está a 36 graus de altura o 3 a 33 graus e o 2 a 31 graus
portanto dá

Última edição:

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Gostos Recebidos
2
Boa tarde

Na mesma posição, o lnb que tenho para o astra, apanha-me o 1 e o 2. Ao ligar o diseq e configurar na box, pus na porta A o hotbird e na B o astra1. Queria saber se haveria forma de apanhar também o astra2?
Em relação à dimensão do prato ser pequena para apanhar o 2, apanho bastantes freq com 92% de sinal e 90 e 99% de qualidade.
Em relação à localização final do prato, em relação ao hotbird, também não haverá problemas?

Cumps

nowready

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 3, 2007
Gostos Recebidos
0
"o lnb que tenho para o astra, apanha-me o 1 e o 2."
Podes explicar melhor ? Estás a apanhar 3 satélites com 2 lnb's ?

O astra 1 está a 19,2 graus leste e o astra 2 está a 28,2 leste ,
uma diferença de 9 graus portanto para cada satélite tem que haver um lnb.
ou então com um motor apanhas os satélites todos só com um lnb.
O hotbird ainda está mais ao sul , portanto está mais alto. pois quanto mais ao sul mais altos estão os satélites
um disco de 80 cm é pequeno para o astra 2 , em Portugal

Última edição:

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Gostos Recebidos
2
Boa tarde

Faltam aqui posts trocados com o DX2, por isso não estás a entender nada nowready. A dada altura e depois de ter o lnb para o hotbird afinado, quando tentava afinar o do astra1, tinha sinal em algumas freq, fazia a busca, o receptor memorizava canais, mas vê-los nada. O DX2 descobriu então que eu estava a apanhar o astra2 e não o astra1 (como têm freqs iguais). Mudei o satélite no receptor e confirmava-se a descoberta do dx2. Ou seja, eu com um lnb normal e na mesma posição apanhava o astra1 e astra 2 antes de ligar o diseq (astra1 e hot). Agora e depois de configurado o receptor não. Queria saber se há forma de conseguir os três?

Cumps

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Gostos Recebidos
0
n9s
Abres outra porta diseqc activas esse sat inventas um suporte ,o resto são promenores. Mas são precisos 3 cabeças lnb.para 3 sats e diseqc para 3 fios.Eu tentava investigar com uma porta que já tens certa que é do outro astra (19)
~Se conseguires com essa antena falta saber se o diseqc da antena que estás a usar dá para 3 entradas.

Com um lnb não apanhas 2 sats
(dos que estamos a falar hotbird 13E astra 19E e astra 28E etc.)na mesma posição, há é sats com as frequencias identicas,daí a confusão.
Já agora se quiseres podes dizer qual a tua LONGITUDE West ou Este para o caso conta.

Cumps

Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Boa tarde

Faltam aqui posts trocados com o DX2, por isso não estás a entender nada nowready. A dada altura e depois de ter o lnb para o hotbird afinado, quando tentava afinar o do astra1, tinha sinal em algumas freq, fazia a busca, o receptor memorizava canais, mas vê-los nada. O DX2 descobriu então que eu estava a apanhar o astra2 e não o astra1 (como têm freqs iguais). Mudei o satélite no receptor e confirmava-se a descoberta do dx2. Ou seja, eu com um lnb normal e na mesma posição apanhava o astra1 e astra 2 antes de ligar o diseq (astra1 e hot). Agora e depois de configurado o receptor não. Queria saber se há forma de conseguir os três?

Cumps
Eu não escrevi que estavas a captar os Astra 2, apenas suspeitei que estivesses a captar outro Astra que não os dos 19,2º, neste caso o 3B dos 23,5º E. Mas para tirar isso a limpo nada como fazeres uma busca com o LNB "marado" e dizeres que canais apanhaste.

Com uma antena desse tamanho não consegues captar os 13º, 19,2º e 28º. Eu fiz isso uma vez e foi com uma antena de 1,20m offset e bastante "engenharia", e mesmo assim o Hotbird não ficou a 100%, devido ao seu afastamento em relação ao centro da antena.

DX2

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Gostos Recebidos
2
Boa tarde DX2

Devo ter percebido mal. Agora tambem não é importante. Chegou o lnb, já o instalei e tudo a rolar bem. Agora só estou preocupado em pendurar o prato no local final, pois com esta brincadeira já perdi umas boas horas e o hot e astra1 já é suficiente. Daqui a uns tempos, talvez volte a fazer experiencias. Só mais uma questão: Uma varanda a tres metros com um metro e meio de altura será problema para uma boa captação dos dois satélites?

Cumps

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Essa questão já foi respondida lá atrás pelo nowready mas, para melhor avaliação, nada como uma foto do local.

DX2

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Gostos Recebidos
2
Essa questão já foi respondida lá atrás pelo nowready mas, para melhor avaliação, nada como uma foto do local.

DX2

Bom dia

Aqui vão as fotos para uma melhor avaliação. Foram tiradas às onze. A posição do suporte será mais ou menos ao pé do tubo que já tem três cabos a entrar para casa e que se vê em duas delas. Já agora, também queria deixar o feedback sobre o novo lnb que me enviaram (amiko premium l-101), de facto porta-se muito bem nas freq altas, tal como diz na embalagem. Muito mais ganho tanto em sinal como qualidade em relação aos daxis.

Cumps

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Se é para fixar mesmo ao pé do sítio onde os cabos estão a entrar, não há problema. Tens é que arranjar um suporte que dê para pôr a antena quase a 90º com a parede de maneira a que a possas rodar sem bater nela.

DX2

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Gostos Recebidos
2
Tenho um e acho que mede 40 cm até ao L, fora o suporte do prato que ainda avança um pouco. Talvez não seja preciso ficar a 90º, pelo menos a olho é o que parece. Vamos ver. Obrigado pelas opiniões.

Cumps

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Eu não disse que a antena ia ficar a 90º, disse que o suporte teria que permitir que a antena ficasse quase a 90º. Just in case. ;)

:espi28:

DX2

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Gostos Recebidos
2
Eu não disse que a antena ia ficar a 90º, disse que o suporte teria que permitir que a antena ficasse quase a 90º. Just in case. ;)

:espi28:

DX2

Boa tarde

Deve ser falta de férias:Espi06::Espi06::Espi06:

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Gostos Recebidos
2
Afinal as contas saíram-me furadas com o suporte. Hoje tentei pendurá-lo com ajuda de um nível, para ficar direito. Coloquei o prato justo à parede conforme se pode ver nas fotos e hotbird nada. Mudei a configuração das portas no receptor e astra1 impecável 99% de sinal e 99% de qualidade (lnb do braço da panela) em quase todas as freqs. O meu suporte só mede 32 cm, estava na ideia que era maior. Vou tentar trocá-lo. Por acaso há medidas standard para suportes?
Foi por pouco e pouco deve faltar para os 90º DX2. Paciência.

Cumps

Não consigo anexar fotos, amanhã tento outra vez