Fonsec@
In Memoriam
- Entrou
- Set 22, 2006
- Mensagens
- 29,306
- Gostos Recebidos
- 6

Uma rara galáxia com uma forma próxima de um retângulo foi descoberta por um grupo internacional de astrónomos da Universidade de Tecnologia de Swinburne (Austrália). A LEDA 074886 integra um grupo de 250 galáxias localizadas a 70 milhões de anos-luz da Terra.
No universo, a maior parte das galáxias existe sob três formas – esférica, elíptica, ou, ainda, uma forma irregular”, explica, em comunicado, o professor Alister Graham da Universidade de Tecnologia de Swinburne, acrescentando que esta forma retangular é "muito rara e nem deveria existir".
"É como a estranha inclinação da Torre de Pisa ou um animal exótico que desafia as leis da natureza”, explica o astrónomo.
No entanto a equipa – composta por astrónomos da Austrália, da Alemanha, da suíça, e Finlândia – defende que a galáxia não será completamente retangular mas sim cilíndrica. Estas suspeitas foram reforçadas com observações do telescópio gigante Keck Telescope, no Havai.
A pequena e estranha galáxia foi detetada numa imagem obtida pelo telescópio japonês Subaru quando um dos membros da equipa de astrónomos investigava a constelação de Eridan, a 700 milhões de anos-luz da Terra.
Os investigadores acreditam que esta forma resultou da colisão entre duas galáxias e que, daqui a milhões de anos, se a nossa galáxia colidir com a galáxia Andrómeda, daqui a muitos milhões de anos, essa colisão poderá dar origem a uma galáxia semelhante.
Uma das razões pelas quais esta galáxia foi difícil de encontrar, dizem os astrónomos, está relacionada com a sua pequena dimensão: a LEDA 074886 tem cinquenta vezes menos estrelas do que a nossa via láctea.
A descoberta vai ser publicada no The Astrophysical Journal.
Clique AQUI para aceder ao comunicado da Universidade de Tecnologia de Swinburne e ver mais imagens da LEDA 074886.
BNoticias