Portal Chamar Táxi

Artes: Quadros de Cézanne, Degas, Van Gogh e Monet roubados de um museu de Zurique

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Artes: Quadros de Cézanne, Degas, Van Gogh e Monet roubados de um museu de Zurique

11 de Fevereiro de 2008, 10:42


Zurique, 11 Fev (Lusa) - Vários quadros de Cézanne, Degas, Van Gogh e Monet, avaliados em mais de 66 milhões de euros, foram roubados de num museu de Zurique, anunciou hoje a polícia local.
Segundo adiantou a polícia de Zurique, o roubo foi feito domingo à tarde por um grupo de homens armados e ocorreu num "museu do 8º bairro" da cidade.
É naquela zona que se encontra a colecção E.G. Buhrle, considerada "uma das mais importantes colecções privadas de pintura europeia, rica em obras de impressionistas franceses e de outros artistas do século XIX.
Quarta-feira passada, dois quadros de Picasso avaliados em quase três milhões de euros foram roubados de uma exposição em Pfaffikon, uma cidade situada perto de Zurique.
AC.
Lusa/Fim
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Actualização

Actualização:

Os quatro quadros de Cézanne, Degas, Van Gogh e Monet roubados domingo em Zurique foram avaliados em 180 milhões de francos suiços (cerca de 112 milhões de euros), disse hoje a agência noticiosa suiça ATS.

As obras pertenciam à colecção Emil Buhrle, segundo informações da polícia, que inicialmente estimou o seu valor em cerca de 66 milhões de euros.

Os quadros foram identificados como «Champ de coquelicots près de Vétheuil» (1879), de Monet, «Ludovic Lepic et ses filles» (1871), de Degas, «Branches de marronier en fleurs» (1890), de Van Gogh, e «L'enfant dans une veste rouge» (1888-90), de Cézanne, indicou a polícia de Zurique à ATS.
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Actualização

Actualização:

Obras roubadas de museu suíço fazem parte de conjunto raro.

As obras de Cézanne, Degas, Monet e Van Gogh roubadas no domingo da Colecção E.G. Bührle, na Suíça, são representativas da sua raridade e de integrarem um conjunto expressivo de obras de artistas impressionistas e pós-impressionistas.

«Papoilas em Vétheuil» (1879), de Monet mostra um momento familiar do artista, quando duas famílias próximas, os Monet e os Hoschédé, moravam em Vétheuil, nos arredores de Paris. O artista residiu lá de 1878 a 1881 e produziu cerca de 150 telas no local.

O quadro de Cézanne é da sua fase construtiva, quando vivia numa casa de campo perto de Aix-en-Provence. «O Menino de Colete Vermelho» (1888-1890) tem traços da sua fase mais pessoal, pós-impressionista, quando começou a assinar as telas do monte Sainte-Victoire.

A tela «O Conde Lepic e Suas Meninas» (1871) foi feita em Ménil-Hubert, na Normandia, durante a Guerra Franco-Prussiana, quando Degas estava na artilharia da Guarda Nacional Francesa.

Já «Castanheiro em Flor» (1890) é da fase final da produção de Van Gogh, que morreria naquele ano.

O museu suíço conta com obras de Delacroix, Vuillard, Manet e Toulouse-Lautrec, entre outros.



Fonte:Lusa
 
Topo