Portal Chamar Táxi

Amplificador de mastro Alcad AM-306

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Gostos Recebidos
1
Boa tarde

Gostaria de saber opiniões acerca do que se passa na minha instalação com este amplificador.
Tenho um sistema tdt com uma antena tdt Alcad neo hd, amplificador acima referido, fonte televes orientada para a Galiza para apanhar espanhois e uma rabo de peixe para os portugueses virada para Lousa/Marofa.
De há uns dias (duas semanas)para cá pura e simplesmente fica sem sinal, vou ao mastro, apenas abro a caixa do amplificador e rola outra vez. Já mudei as fichas F e de vez em quando lá voltam as mensagens sem sinal.
Num vizinho com o mesmo amplificador e com uma antena apenas (Axil 17 db) acontece o mesmo.

Cumps

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Esses amplificadores sempre tiveram alguns problemas com as variações de sinal, por terem um ganho muito elevado. Tudo indica que ele tenha começado a entrar em auto-oscilação com o aparecimento da humidade ou então que tenha bicharada lá dentro. Tira-lhe as tampas e verifica isso.

DX2

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Gostos Recebidos
1
Boa tarde

Obrigado desde já pela opinião DX2.

Ainda não tive muito tempo para experiências (ainda não lhe tirei as tampas), mas a primeira coisa que fiz foi reduzir o ganho na alcad, mas mesmo assim passado um período de tempo, lá voltava a ficar sem sinal e para além disso ficava sem os canais autónomos da Galiza. No dia seguinte, reduzi o ganho na rabo de peixe e passado uma horas, aconteceu o mesmo. Ontem farto de subir e descer à antena, desliguei a rabo de bacalhau e ficou a rolar (devo estar a receber sinal reflectido numa serra ) , não sei por quanto tempo...
Se não fosse por causa dos galegos, desde que não me desse mais problemas, ficava assim... Vamos ver se durante a tarde não voltam a aparecer as mensagens indesejadas.

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Eu naõ comprendi onde ficas sem sinal, dos nacionais?
Eu não sei a distancia que estás do emissor, mas rabos de peixe só no prato, em antenas não me cheira

Troca por uma antena de um eixo e comprida

Última edição:

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Gostos Recebidos
1
Boa noite

Pelos vistos ainda não foi desta. Só com a Alcad ligada de tarde lá se foram os portugueses. Lá tive que ligar a rabo de bacalhau e regular o ganho das duas. Vamos ver se é desta. Já estou farto...:shy_4_02:

Cumps

SatElite®

GF Bronze
Entrou
Nov 15, 2006
Gostos Recebidos
0
só umas dicas, a ver se resolve.

retira o ganho VHF/FM
retira o ganho/alimentação pré-amplificador.

mas usa amplificação ao mínimo de forma a ter apenas de 80% a 90% de qualidade e sinal estavel (de cada 1 dos emissores ) esquece a potencia do sinal, basta que seja limpo e estavel

aplica um filtro LTE se tens duvidas de interferências de algum emissor 4G.

se nada disto resolver, pensa em usar amplificadores separados para cada antena e depois voltas a combinar o sinal com 1 bom spliter; Para mim isso é excesso de sinal, provavelmente uma das antenas nem precisaria de amplificador.

Boa sorte

SatElite.

Edit:

não é recomendado a mistura de fontes e amplificadores de outras marcas/modelos, como é o teu caso,
para o emissor da Lousã 20 a 40dB poderá ser excesso de sinal, experimenta sem passar pelo amplificador

Última edição:

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Gostos Recebidos
1
só umas dicas, a ver se resolve.

retira o ganho VHF/FM
retira o ganho/alimentação pré-amplificador.

mas usa amplificação ao mínimo de forma a ter apenas de 80% a 90% de qualidade e sinal estavel (de cada 1 dos emissores ) esquece a potencia do sinal, basta que seja limpo e estavel

aplica um filtro LTE se tens duvidas de interferências de algum emissor 4G.

se nada disto resolver, pensa em usar amplificadores separados para cada antena e depois voltas a combinar o sinal com 1 bom spliter; Para mim isso é excesso de sinal, provavelmente uma das antenas nem precisaria de amplificador.

Boa sorte

SatElite.

Edit:

não é recomendado a mistura de fontes e amplificadores de outras marcas/modelos, como é o teu caso,
para o emissor da Lousã 20 a 40dB poderá ser excesso de sinal, experimenta sem passar pelo amplificador

Que é excesso de sinal, já não tenho duvidas nenhumas. O problema é que apenas a alcad não apanha sempre os portugueses, qualquer que seja o ganho, por isso a necessidade da rabo de bacalhau orientada para a lousa (moncorvo)/marofa.

Vamos ver se aguenta assim. Pelo menos até ao almoço sem problemas. Perdi os galegos, mas já não me importo, pois estou farto de ouvir....

Em relação às marcas diferentes, sempre tive até agora, sem qualquer problema (fonte-televes e amp da daxis de 30 db, apenas o troquei por um de maior ganho por causa dos galegos?

Cumps

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Gostos Recebidos
1
Boa tarde

Hoje lá tive que dedicar mais algum tempo à dita cuja.
Esteve quase duas semanas sem dar problemas, com uma ou duas falhas momentâneas pelo meio, mas ficando resolvidas passados poucos minutos.
Anteontem, lá teve que se ir abanar ou abrir a tampa do amplificador para se voltar a ver.
Já o tentei abrir, sem sucesso, mas com uma lanterna, não me parece que tenha corpos estranhos no seu interior.
Hoje, decidi experimentar sem qualquer amplificador e apenas ligada a Alcad, só que foi praticamente tudo à vida, tirando uma frequência ou duas espanholas (estamos a falar de sensivelmente de 30 metros de cabo com três cortes, dado que a instalação foi alterada da posição inicial por causa dos espanhois.
Experimentei outro amplificador (kit da Manata 4G) e a frequencia com bastante interesse foi à vida (68).
Resumindo, se não é do traseiro é das calças. Quem me mandou vender o dáxis que rolava que era uma beleza.
Lá vou ter que arranjar outro amplificador, da Alcad nunca mais....

Cumps

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Se captas canais acima do 58, esquece os novos amplificadores do Manata. Todos eles têm um corte >30dB acima daquele canal por causa do 4G.

Para resolveres o problema de vez era preciso saber quais os níveis de sinal das várias frequências. Só assim se pode encontrar o melhor amplificador para o teu caso.

DX2

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Gostos Recebidos
1
Boa tarde

Finalmente encontrei um que já rola há duas semanas sem problemas e é o que vai ficar.
Televés 5356 que um amigo tinha encostado com amplificação no máximo, ligado à Alcad sem problemas e como bónus os galegos a rolarem também.
Anteontem ainda liguei o alcad e pela noite vieram os problemas novamente, vou esmaga-lo com uma marra e nunca mais quero disto.
Obrigado pela ajuda.

Cumps