Portal Chamar Táxi

Alimentador sem vida...

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Gostos Recebidos
1
Boa noite

Agradecia ajuda por favor. Fui tentar ajudar um vizinho idoso com a instalação TDT. Queixava-se que de há uns dias que deixou de ter TDT (Portugal e Espanha). Quando subi ao telhado, deparo-me com o cabo bastante danificado entre antena e o amplificador de mastro. Troquei o cabo da antena espinha de peixe, liguei ao medidor de campo e ajustei-a ao máximo tanto no canal 46 como nos 22 e 23. Ligo ao amplificador, peço ao vizinho para ir testar e diz-me que não dá. Desço do telhado e deparo-me com a luz do alimentador desligada. Pensei que estaria queimado. Tinha outro, ao testar, aconteceu o mesmo. Lembrei-me de testar noutra tomada, onde ligava. Voltando a ligar os cabos e ao ligar o cabo que vinha do amplificador, voltavam a desligar, ou seja, sempre que ligo o cabo que vem do amplificador, os alimentadores, desligam.
Alguém sabe o porquê? Será do amplificador? Será da antena?
Nunca me tinha acontecido...

DeoTheXenial

GF Bronze
Entrou
Fev 19, 2025
Gostos Recebidos
33
Falei com um amigo que trabalha nisto há anos,e me transmitiu sem garantias,porque não está no local.

Parece ser um curto-circuito entre o condutor central e a malha do cabo coaxial que vai do alimentador para o amplificador de mastro.

Ou seja: quando tu ligas o cabo que vai ao amplificador, o alimentador tenta enviar os 12V, mas fecha um curto, e entra em proteção ou desliga-se por segurança.

O que pode estar a causar esse curto?

Amplificador de mastro danificado
Muito comum quando há trovoadas, humidade ou picos de corrente. Se entrou água ou houve descarga, o circuito interno pode estar em curto.

• Gosto
Reactions: n9s

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Gostos Recebidos
1
Obrigado desde já.
Também desconfiei do amplificador. Vou encomendar um para ver se resolve.