Portal Chamar Táxi

Ajuda, Várias Maneiras de rejuvenescer crt...

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas! tenho lido e pesquisado pela net, mas keria ke alguem me ajudasse a resolver o problema e me explicasse tim tim po timtim...

Ecran com cor amarela no seu total...Ou seja em vez do branco esta td amarelo...

Ja li para colocar 3 ou 4 voltas de arame à volta do ferrite..Mas em que côr adopto este processo?

Ja li para sacar a placa do cinescopio e descarregar um condensador de 100uF 200V nos pinos...Mas em quais?Como os identifico?

Ja li para levantar as resistencias dos catodos, da parte que vai para o circuito e dar-lhes com massa...

Podem ajudar-me?

Abraços

kablamis

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas! Segundo o que percebi, o problema de ter a imagem toda amarelada deve-se ao facto de não ter azul...Logo aki começam as duvidas...Como rejuvenescer só o azul...Com o tal condensador entre a grilha e o catodo?O negativo do condensador fica em qual?

Se isto não resultar e quizer colocar 3 ou 4 voltas de arame isolado à volta do ferrite do transformador linhas, aki outra duvida...Como raio faço isto?Parece mt simples mas vejo-o mt mal...Parto do principio que tenho de levantar a resistencia que me dá a cor azul...E depois? onde ligo ambas as extremidades do cabo que vai fazer de enrolamento?

Expliquem-me lá isto como se eu fosse mt burro mesmo pf...

Abraços

kablamis

STEED

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 9, 2009
Gostos Recebidos
0
A melhor solução para os casos de imagem amarelada é trocar o cinescópio, porque mesmo com um aparelho de limpeza (não gosto do nome rejuvenocedor porque é mentira) a imagem vai ficar pastelosa na mesma. Em relação ás soluções de amador penso que basta entender que os canhões do cinescópio são formados por umas chapinhas mais filamento, logo se quer limpar alguma coisa tem de aplicar uma tensão ac pelo menos em duas dessas chapinhas de 120v ou mais. há quem utilize a tensão de screen numa e massa na outra fazendo assim com que a crosta que está agarrada ás mesmas salte etc..etc...boa sorte.

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Gostos Recebidos
7
colega no caso do condensador ..só é utilizado nos casos em que há curto-circuito entre catodo e Anodo.... as descarga é para tentar tirar o curto...

para limpar os catodos..na verdade ´so com um recuperador bom.... eu tenho e consigo resolver a maioria dos casos...

remocon

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas! Mas ao menos ensinam-se ao detalhe como fazer para conectar o tal troço de cabo à volta do transformador de linhas?De onde desligo a pista para ligar o cabo antes de enrolar ao transformador e onde o ligo depois das 3 ou 4 voltas no transformador de linhas???

Abraços

kablamis

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Gostos Recebidos
7
as duas pontas do enrolamento que vai aplicar ao transformador de mat.... vai uma a massa da placa do CRT e outra vai ligar uma resistencia em serie com o valor de 470homios 5W e a outra ponta da resistencia vai ao pino do catodo por exemplo azul....

isto tem que ser feito sem lada ligado ao CRT... a placa do CRT tem que estar desligado da placa Main..

pode numa placa velha de CRT tirar todos os compunentes e ficar so o seporte de CRT...

remocon

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas! Mas não era supost esse dito enrolamento ficar la para sempre enkuanto a tv funcionar?Ou seja alimentar o catodo atrazes da voltagem que é gerada atravez do enrolamento à volta do transformador linhas?

Abraços

kablamis

as duas pontas do enrolamento que vai aplicar ao transformador de mat.... vai uma a massa da placa do CRT e outra vai ligar uma resistencia em serie com o valor de 470homios 5W e a outra ponta da resistencia vai ao pino do catodo por exemplo azul....

isto tem que ser feito sem lada ligado ao CRT... a placa do CRT tem que estar desligado da placa Main..

pode numa placa velha de CRT tirar todos os compunentes e ficar so o seporte de CRT...

remocon

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Gostos Recebidos
7
nao colega o catodo do CRT geralmente trabalha com uma tensao continua de +- 140V..... ao aplicar umas espiras a volta da ferrite do transformador..vai gerar uma tensao alterna.... vai depender da quantidade de espiras a tensao gerada.... ao só por 3 ou 4 espiras..gera uma tensao de 6 a 8v geralmente aplicada no filamento do CRT.... isto é feito para o caso do filamento estar em curto com algum catodo.... neste caso tem que desligar a alimentaçao dos filamentos do CRT..

e aplicar as duas pontas diretas aos dois pinos do filamento.....não esqueça nao pode ter mais nada ligado aos filamentos...

eu já enviei para o Forum alguns esquemas de recuperadores simples de CRT.

remocon

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas! E quanto tempo tem de ficar o tv a funcionar com esta ligação assim?

Abraços

kablamis

nao colega o catodo do CRT geralmente trabalha com uma tensao continua de +- 140V..... ao aplicar umas espiras a volta da ferrite do transformador..vai gerar uma tensao alterna.... vai depender da quantidade de espiras a tensao gerada.... ao só por 3 ou 4 espiras..gera uma tensao de 6 a 8v geralmente aplicada no filamento do CRT.... isto é feito para o caso do filamento estar em curto com algum catodo.... neste caso tem que desligar a alimentaçao dos filamentos do CRT..

e aplicar as duas pontas diretas aos dois pinos do filamento.....não esqueça nao pode ter mais nada ligado aos filamentos...

eu já enviei para o Forum alguns esquemas de recuperadores simples de CRT.

remocon

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Gostos Recebidos
0
Essa ligação é quando a tensão que alimenta os filamentos e o cinescopio esta esgotado sem mais nada a fazer mas isso só depois de tentar com um regenerador e o cinescopio não regenerar então é que se tenta com essa ligação que é só simplesmente o aumento da voltagem de filamentos .
Se o amigo mora-se aqui perto de aveiro fazia-se a regeneração ou limpeza do cinescopio pois tenho um regenerador promax

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Gostos Recebidos
7
entao colega já deu uma vista de olhos aos esquemas que enviei para o Forum... lá esta tudo o que necessita...

quanto ao seu CRT estar a dar muito cor amarelo.... como deve saber é a soma das 3 cores Azul, Vermelho e Verde... dá como resultado a cor cinzenta...
quase branca.. se tiver muito vermelho e verde e pouco azul...da amarelo... antes de começar a tentar recuperar o CRT... por acaso..já mediu as tensoes de RBG... elas tem que estar quase com o mesmo valor...

tambem tem que ver as tensoes de entrada de sinal de video..pois tambem devem estar quase iguais.. cerca de 1,8 a 2,8V...

portanto se tiver o mesmo nivel de sinal nas entradas dos amplificadores de RGB... e nas saidas... se tiver uma cor mais que as outras..entao tem um catodo ou dois ..com pouco rendimento...

nestes casos temos que ir entao para a recuperaçao do CRT...

pode fazer o seguinte teste.... tire os fios que vao da placa main para a placa do CRT... só os trez de RGB..

agora liga uma resistencia de 1Komios de 1/8 W ...da entrada do sinal a massa... veja por exemplo o catodo Azul... deve dar uma luz Azul brilhante..isto é feito com pouco tempo.... depois desliga a resistencia da entrada do azul e vai aplicar ao verde..ve a Luz verde..depois ao azul.... assim vai notar se na verdade tem um ou mais catodos esgotados.... vai de certo ver que a Luz e mais forte nos catodos que estao bons e mais fraca nos que estao mal..

penso que dá para entender...

remocon

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Gostos Recebidos
7
por lapso dei uma inf incorreta... a resistencia de 1Komios vai ligar a entrada de sinal RGB ..mas a outra ponta vai ligar a uma fonte de alimentaçao com 1,8v a 2,8v continuos... assim tendo os catodos alimentados com 130v a 140v..deve ter luz brilhante... pode ver entao qual o catodo que esta com menos rendimento..

com isto vai ao aplicar o mesmo sinal ( 2,8V ) na entrada dos amplificadores .. e tendo os catodos bem alimentados com tensoes iguais ( 130V ) o nivel de sinal sai amplificado por igual para todos os catodos... se um estiver esgotado.... a luz nele é mais fraca...

remocon

remocon