Portal Chamar Táxi

Ajuda montagem suporte multifeed

tonyribeiro

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 27, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas
tenho um prato de 1 metro com o qual estou a captar o astra 19.2 e o hotbird 13.0, e um outro prato de 80 com o hispasat 30.0.
Andando já á algum tempo a pensar em tentar captar mais um satelite com o prato de 1 metro e aqui faço desde já referência, que sei que este prato deveria de ser maior para o que pretendo, só que neste momento não posso investir num maior, portanto de momento vou ter que me remediar com este, e o que eu pretendia que me ajudaseem por favor era o seguinte :
comprei o suporte multifeed que a imagem mostra e numerei os suportes dos lnb´s afim de ser mais fácil ajudarem-me, e precisava de saber com este suporte, e com este prato (1 metro) quais os satelites que consigo captar e como devo iniciar a afinação dos lnb´s, ou seja qual o primeiro a afinar e se é preciso mexer na antena ou só nos lnbs´.
se alguém me puder dar uma ajudinha por favor eu agradeço
um abraço
tonyribeiro

Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Boas.

Segundo o que escreveste no outro tópico, pretendes captar também os satélites dos 28ºE. Com uma antena desse tamanho, visto que é o que tens possibilidade de ter neste momento, é impossível captar os 3 em condições. O máximo que se consegue são dois razoáveis e um medíocre. As opções que tens, colocando LNB's em ambos os lados do centro, são:

Para Este:
Astra 3B (23.5º)*
Badr 3A-4-5-6 (26º)

Para Oeste:
Eurobird 9A (9º)*
Eutelsat W3A (7º)
Astra 4A-1E (4.8º)

*- Este dois satélites só se conseguem afinar bem se for com LNB's de guia de onda estreito porque ficam muito próximos do central, já que com LNB's convencionais (largos) estes ficam encostados ao central, o que não deixa captar o satélite.

A colocação dos LNB's vai depender da escolha dos satélites.

Cumps
DX2

Última edição:

tonyribeiro

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 27, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas
antes de mais obrigado pela tua atenção e ajuda.
é assim, eu estou mesmo interessado em manter os dois satelites que já tenho o Astra 19.2 , e o Hotbird 13.0, e pelo que estive a pesquisar em relação a outros satelites gostava de para além destes dois que já referi, pelo que andei a pesquisar sobre outros satelites acho interessante o Astra 2 28.2, porque iria conseguir também conseguir captar o Eurobird 1, não só por ser mais 2 satelites mas tem lá canais livres que me interessam.
Em principio vou comprar um prato de 1.20 mto. usado e assim em principio já consigo ter prato para o que quero correcto ?
Pelo que andei por ai a ler para apanhar o Astra 2 , uma vez que o sinal nalguns canais não é muito forte, vou ter que nivelar o suporte do prato muito bem para poder ter usufruir o máximo rendimento, e claro afinar também o lnb muito bem.
Em principio irei receber o suporte que comprei no ebay na semana que vem, e queria no fim de semana a seguir deitar mãos á obra caso já tenha também o prato.
mas queria saber já por onde começar porque continuo com algumas dúvidas, em relação ao que tenho lido por ai, e que passo de seguida a descrever :
1º - para poder captar estes satelites o Astra 2, o Astra 1 e o Hotbird vou precisar de mexer na antena ou basta só colocar o suporte multifeed ?
2ª qual a posição dos lnb´s?
3ª qual o primeiro lnb a afinar e para que satelite ?
4º qual o lnb que devo utilizar para captar o astra 2, um com 0.3 ou 0.2 dá ou consegue-se melhores resultados com outro ?
5º para além destes 3 satelites qual a sugestão para poder captar um 4º satelite com este suporte ?
- Gostava de saber a opinião e a ajuda por favor de alguém experiente, pois tenho lido tanta coisa diferente que ainda não cheguei a nenhuma conclusão e certeza.
obrigado desde já a quem me puder ajudar por favor
um abraço
tonyribeiro

Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Com 1,20m já dá para "brincar" melhor. Aconselho-te, antes de mais, a verificar se o suporte multifoco que vais comprar dá para essa antena porque não se pode andar a "inventar" com antenas desse tamanho. A afinação é muito mais crítica que numa de 1m ou de 60cm e se o suporte não colocar os LNB's no sítio correcto, o rendimento da antena perde-se todo, já para não dizer que vai tornar quase impossível a sua afinação para um leigo na matéria.

1ª- Visto que os 28º é a posição mais afastada e mais fraca a nível de sinal das 3, tem que ficar como posição central, logo vais ter que afinar a antena 1º para essa posição.
2ª- Ficando os 28º ao centro, os 19,2º e os 13º ficam à esquerda, por baixo do braço do suporte. Isto visto de trás da antena, como aliás devem ser vistas sempre as posições dos LNB's.
3ª- Já respondi na 1ª.
4ª- Eu aconselho um Invacom 0.2dB, que é dos melhores LNB's que há no mercado a preços acessíveis. Mas pode haver um outro que sirva na mesma. Nada como testar isso depois da antena afinada.
5ª- Com esta configuração as hipóteses de captar mais satélites são reduzidas mas para o Astra 2 ficar em condições tem que ser assim.

Eu respondi às tuas dúvidas apenas para as tirar mas posso fazer uma sugestão: porque não instalas a antena de 1,20m só para os 28º e deixas ficar as outras como estão?

Cumps
DX2

tonyribeiro

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 27, 2006
Gostos Recebidos
0
Viva boa noite
obrigado Amigo DX2, pela ajuda e rapidez a responder ás minhas dúvidas.
pois agradeço-te imenso por teres desfeito as minhas dúvidas, pois agora já sei por onde devo começar, é só uma questão de tempo disponivel e paciência, arregaçar as mangas e mãos á obra.
Quanto ao suporte que comprei é esse que está ai na imagem, quando dizes para ver se o suporte dá na antena estás a referir-te a que tipo de antena é que tenho que comprar ?
Em relação á questão de instalar a antena de 1,20m só para os 28º e deixar ficar as outras como estão, é que para além de não ter muito espaço disponivel, começa a ser muitos pratos, é que já tenho também outro prato com o hispasat ?
Um abraço e obrigado
tonyribeiro

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Viva boa noite
Quanto ao suporte que comprei é esse que está ai na imagem, quando dizes para ver se o suporte dá na antena estás a referir-te a que tipo de antena é que tenho que comprar ?
Em relação á questão de instalar a antena de 1,20m só para os 28º e deixar ficar as outras como estão, é que para além de não ter muito espaço disponivel, começa a ser muitos pratos, é que já tenho também outro prato com o hispasat ?
tonyribeiro
Eu nunca usei um suporte desses por isso não te sei dizer se a sua fixação é universal ou específica para algum tipo de antenas. Como disseste que vais comprar uma antena usada parti do princípio que não tinhas muito por onde escolher mas, como disse, não conheço o suporte. Até pode ser que dê.

Li por baixo do teu avatar que a tua localização é a norte de Lisboa. Quanto a norte? É que, principalmente o Eurobird 1, quanto mais para sul pior.

Cumps
DX2

tonyribeiro

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 27, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas
quanto á antena é uma questão tentar quando tiver o material todo para ver se dá, senão tentarei arranjar solução.
quanto á minha localização é Azambuja/Cartaxo
um abraço
tonyribeiro

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Boas
quanto á antena é uma questão tentar quando tiver o material todo para ver se dá (...)
quanto á minha localização é Azambuja/Cartaxo
Então quando tiveres o material todo, se quiseres, posso deslocar-me aí num sábado à tarde ou num domingo de manhã para ver isso. Estou na zona de Torres Novas.

Cumps
DX2

tonyribeiro

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 27, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas
após pensar melhor e após algumas pesquisas por lojas da especialidade, vou comprar um prato de 1.10 M novo vem de uma loja de espanha é baratucho, e os lnb´s como vou investir num prato maior não vou poder comprar já o Invacom, vou para já comprar uns da MVision 0.2db, e depois quando puder invisto então no Invacom.
quanto ao vires aqui ter comigo é um prazer amigo, depois da tua precisosa ajuda é com todo o gosto, depois vamos combinar para um sabado de manhã e tenho todo o gosto em pagar-te o almoço ok ?
então fica assim quando tiver o material todo depois eu digo-te e combinamos então.
fiaca bem um abraço
tonyribeiro

Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Ok, mas aos sábados de manhã não me dá. Terá que ser à tarde ou num domingo de manhã.

Cumps
DX2

tonyribeiro

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 27, 2006
Gostos Recebidos
0
Ok
não tem problema, depois vamos combinar, deixa-me primeiro adquirir o material tá ?
um abraço e bom fim de semana
tonyribeiro

tonyribeiro

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 27, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas
caro amigo DX2, já tenho tudo a bombar a 100%.
Pois bem após as tuas preciosas dicas estava ansioso por ter tudo montado no mais curto espaço de tempo, então resolvi arregaçar as mangas e com calma deitar mãos á obra.
Então fiz assim :
1ª fase - ao longo da semana optei por tirar o suporte que tinha montado, aproveitei para pintá-lo, fazer nova furação na parede e nivelá-lo bem nivelado, isto é muito importante, pois com a antena nivelada é meio caminho andado e eu com este suporte montado para o antigo prato de 80 cm nunca tive o cuidado de o nivelar, resolvi fazê-lo agora porque o Astra 2, segundo dizem os entendidos requer mais rigor em todos os aspectos.
2ª fase - ontem de manhã fui ás compras, comprei o prato de 1.10 mto. e lnb´s MVision 0.2db, apesar de me teres aconselhado o Invacom, para já comprei estes e olha que estou satisfeito com eles, mas o Ivancom vai ter que ficar para mais tarde, optei por comprar dois suportes novos para montar o lnb do astra 1 e do hotbird, pois o que mandei vir da alemanha não me dava muita confiança, pois nos suportes dos lnb´s aquilo abana por tudo quanto é sitio, daí ter comprado dois novos, comprei também um diseqc 4.1 novo que o outro estava a precisar de reforma, conclusão material todo novo, para que o resultado final fosse o melhor possivel.
3ª e última fase - hoje de manhã, apesar do frio quando me levantei estava o céu limpo por volta das 8 da manhã, veio depois um aguaceiro forte que me desmotivou e fez andar a proteger o material á pressa, ( ferramentas etc), mas depois passou e veio um sol encantador e óptimo para o trabalho que estava tentado em fazer, afinar a antena e afinar lnb´s, e eis que agora já tenho os 4 satelites a bombar, Astra/Eurobird 28.2 , Astra 19.2 , hotbird, e Hispasat.
Tudo feito nas calminhas comecei ás oito da manhã e acabei por volta da 1 da tarde, o que demorou mais foi as afinações, porque captar o astra 2 demorou cerca de meia hora, pois após apanhar foi afinar e apertar a antena e depois passei ás restantes afinações.
com o suporte que comprei foi facilimo captar tanto astra 1 como o hotbird.
5*****
Quero aqui enviar-te um abraço agradecer mais uma vez mais a tua ajuda, e apesar de ter conseguido montar tudo, um dia que queiras passar por aqui dá um toque para irmos beber um copo os dois ok ?

Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Ok! Ainda bem que não tiveste medo de meter mãos à obra. É assim que se vai ganhando "traquejo". Fico contente que tenhas conseguido meter tudo a funcionar com a ajuda das dicas.

Esses LNB's da MVision são bons. Só há pouco tempo é que tive contacto com eles e também me surpreenderam.

Se precisares de ajuda para mais alguma coisa no futuro, já sabes.

:spi70[1]:
DX2

tonyribeiro

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 27, 2006
Gostos Recebidos
0
Viva
apesar de a experiência não ser muita, e após ler e pesquisar muito e principalmente com as tuas dicas, porque não basta só ler e pesquisar, pois por vezes quanto mais se lê e pesquisa mais confuso se fica, pois posso-te dar o exemplo , quanto ao astra 2, uns dizem que este lnb tem que ser central outros dizem que o central tem que ser o astra 1, e um gajo fica meio baralhado e sem saber por onde começar, por isso é que as tuas dicas foram muito importantes e ajudaram imenso, por esse motivo tenho a agradecer a tua precisosa ajuda, pois sem ela nem imagino o tempo que levaria a ter tudo pronto e assim numa manhã sem muita dificuldade fiquei com tudo a 100%, até te digo que fiquei surpreendido com a facilidade com que consegui afinar tudo.
Por isso te envio um forte abraço e te agradeço-te a tua ajuda Amigo.
faltou só aqui dizer que com este prato de 1.10 mto. melhorei muito o sinal da Astra 19.2 e do Hotbird, pois tinha freezes nalguns canais e ficou espectacular tudo a bombar a 100%, e quanto ao Astra 2 / Eurobird, tinha algum receio de não conseguir captar os canais todos , ou captar alguns com alguns freezes, pois dizem que este satelite tem o sinal fraco, e fiquei muito satisfeito com o resultado alcançado pois até neste satélite ficou tudo a bombar a 100 %.
tal como eu tinha dito no post anterior também tive a preocupação de nivelar o suporte, e depois tanto a afinação da antena como dos lnb´s com paciência e sem pressa, fui afinando tudo até conseguir o melhor sinal e o resultado foi espectacular, e talvez também como dizes os lnbs tenham ajudado não sei, pois compreio-so por serem mais econòmicos e não pela qualidade pois desconhecia se eram bons ou não, e acho que não vou para já trocar por Invancom pois estes estão a obter um bom trabalho, portanto para já fica assim.
agora temos que ir tomar um copo ai um dia destes ok ?
um abraço e uma vez mais o meu obrigado
tonyribeiro

Última edição: