Portal Chamar Táxi

Ajuda - como fazer dualboot com vista e linux??

Status
Não está aberto para novas respostas.

jorjão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
[Resolvido] Ajuda - como fazer dualboot com vista e linux??

Boas amigos. Tinha no meu pc o xp e linux em discos separados e funcionava bem. Optei por meter o vista para ver como reagia o pc e vi que o vista está muito bom e resolvi ficar com ele instalado só que depois chegaram os problemas.
Instalei o PClinux e o vista não deixa aparecer o menu de dualboot para escolha pura e simplesmente entra directo além de não aparecer a hipótese linux no boot.
Tentei com o caixamágica11 e mesmo resultado.
O vista parece que não quer deixar instalar linux ou melhor não deixa arrancar o pc em dualboot para escolher qual o sistema operativo.
Alguém sabe qual a solução?? É que já procurei bastante na net e nada.
Cumps jorjão.

Última edição:

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Gostos Recebidos
0
Boas amigos. Tinha no meu pc o xp e linux em discos separados e funcionava bem. Optei por meter o vista para ver como reagia o pc e vi que o vista está muito bom e resolvi ficar com ele instalado só que depois chegaram os problemas.
Instalei o PClinux e o vista não deixa aparecer o menu de dualboot para escolha pura e simplesmente entra directo além de não aparecer a hipótese linux no boot.
Tentei com o caixamágica11 e mesmo resultado.
O vista parece que não quer deixar instalar linux ou melhor não deixa arrancar o pc em dualboot para escolher qual o sistema operativo.
Alguém sabe qual a solução?? É que já procurei bastante na net e nada.
Cumps jorjão.

boas, bem é estranho já tive , windows vista, windows xp, windows server 2003 e linux readat em 4 partições e fazia a opção de qual sistema queria no inicio, então para 2 windows e linux , tens de ter 3 discos ou , dois disco um dividido em duas partições ou um disco com 3 partições, para os 3 sistemas operativos, se não dividiste um disco pelo menos, ele date-cabo do arranque o windows vista é sempre o ultimo a ser instalado, o xp primeiro, depois o linux e então o vista, tudo em partições diferentes, mas já agora porquê tantos SO's no mesmo pc??, eu já tive, mas era para trabalho, agora só uso um o windows vista...
portanto o teu problema deve ser no processo de instalação correu mal e isso caldeiro-se, por isso é que não é aconselhavel ter mais que um no mesmo pc, para evitar estes problemas, e ainda por cima se correr mesmo mal ficas privado do acesso aos dados onde a partição tinha o SO, maioria dos casos, depois nem com o disco como secundario noutro pc para recuperar os dados...

touromelga...

jorjão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas amigo. Ou eu não me expliquei bem ou tu não percebeste.
É assim eu testei mais que uma versão do linux para ver se conseguia instalar mas quero é ter o Vista e uma versão de linux.
Cumps, jorjão.

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Gostos Recebidos
0
Boas amigo. Ou eu não me expliquei bem ou tu não percebeste.
É assim eu testei mais que uma versão do linux para ver se conseguia instalar mas quero é ter o Vista e uma versão de linux.
Cumps, jorjão.

eu percebi, portanto tens de instalar o windows vista 1º e depois o linux, o meu irmão, tem no pc dele assim, o windows vista ultimate 64bits, mas o caixa magica 11 e tem dual boot, é um pc fixo, é um pc recente, não estou a ver qual é o problema, pelo menos ele instalou assim 1º o windows e depois o linux, e está a funcionar, duas partições uma para cada um...

alias ele tinha winxp e caixamagica, depois actualizou para o vista, tal qual tu estás a fazer...

deves ter ai alguma coisa que na finalização ou na configuração durante a instalação que não deve ficar bem...

touromelga...

denis

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
boas...amigo jorjão tu disseste que tens o windows ( nao interessa se é xp ou vista) e DEPOIS poes o linux.

quando ele pergunta o que fazer com o so o que dizes? pq ele tem que te alterar o MBR. senao passa á frente e claro o linux nao arranca. A 2º hipotese é instalar um software de dualboot, se calhar para ti é a melhor opção pq ele é que gere o arranque....

instala 1º windows, 2º linux. Pq se for ao contrario o windows vai alterar o boot de forma que nao vais conseguir arrancar com o linux, pelo menos até ao xp o windows era assim ( burro). Na minha opiniao aposta só no linux....pois é grátis bom em todos os aspectos. Até as "lacunas" que tinha até agora já estão a ser colmatadas ( que era drivers e software compativel)

jorjão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Obrigado pelas ajudas mas já agora qual o programa para efectuar dualboot e como o instalar será no vista??
Cumps jorjão.

flyer

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Amigo Jorjão

No XP isso era mais ou menos fácil de resolver manualmente, bastava arrancar pelo disco do XP, fazer reparação, e executar o comando bootcfg, com o Vista é diferente, no entanto tens aqui umas dicas mas eu nunca experimentei. Passa por aqui
Código:
http://www.microsoft.com/whdc/driver/tips/debug_vista.mspx
e vê se consegues resolver o teu problema.

:spi70[1]:

jorjão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Obrigado a todos pelas ajudas mas já resolvi o problema. É que eu metia o boot em sdb e devia meter em sda1. Coisas de maçaricos em linux mas já está resolvido. Já instalei várias distribuições de linux sem qualquer problema.
Mais uma vez obrigado. Cumps jorjão.

flyer

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Amigo Jorjão

Ainda bem que já conseguiste resolver o teu problema. Assim sendo dou este

Tópico por Encerrado​

Status