Portal Chamar Táxi

Afinal, porque é que os gatos comem relva?

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
45,603
Gostos Recebidos
1,026
naom_5fea119b26072.jpg

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia Davis, nos Estados Unidos, revelou que donos de gatos de todo o mundo questionavam o porquê dos seus bichanos comerem relva, reporta o portal especializado Perito Animal.

Segundo o estudo, que incluiu mais de mil tutores que acompanharam atentamente o comportamento dos seus felinos, estes animais ingerem relva para que esta atue sobretudo como uma espécie de vermífugo e acelere assim o trânsito intestinal, melhorando a digestão.



Tratando-se de um comportamento instintivo dos felinos. As plantas proporcionam o consumo elevado de fibras para os seus pequenos organismos e, eventualmente, os donos podem observar a presença de relva nas suas fezes.

O seu gato come relva devido a carências nutricionais?

Se a dieta do felino não for equilibrada, a ingestão de relva pode ser um indicador de que está a tentar complementar a sua dieta (sem estar consciente disso, claro).

Além de serem ricas em fibras, as plantas são fontes de ácido fólico, uma vitamina do complexo B que contribui para a formação das células e tecidos, melhora a circulação sanguínea, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, previne a anemia e a incidência de várias doenças.

Os gatos comem relva pelo seu poder laxante?

Conforme explica o Perito Animal, o elevado teor de fibra das plantas estimula o trânsito intestinal, ajudando a combater e a prevenir a prisão de ventre nos gatos. Se o seu animal tem dificuldade para defecar regularmente ou se as suas fezes estão muito duras e são difíceis de evacuar, é possível que o bichano coma relva para aliviar os sintomas incómodos e a dor que sente devido à obstipação.

O normal é que os gatos defequem diariamente e que as suas fezes não estejam nem secas nem moles. Regra geral, o felino sofre de prisão de ventre se passar entre dois ou mais dias sem evacuar. Como tal, se notar que o seu animal não tem evacuado em dois ou três dias, não hesite em levá-lo ao veterinário.


IN:NM
 
Topo