Nelson14
GF Platina
- Entrou
- Fev 16, 2007
- Mensagens
- 10,084
- Gostos Recebidos
- 10
"Black Friday" (sexta-feira negra) pretende destacar o dia em que se inaugura a temporada das compras natalícias, antecedida de significativas promoções e apelações comerciais.
Com origem nos Estados Unidos e a ajuda preciosa do marketing, a promoção estendeu-se por quase todo o mundo.
O termo “Black Friday” é de origem norte americana e, consiste, em dar um destaque considerável à redução significativa dos preços de alguns produtos, sobretudo durante a última sexta-feira do mês de Novembro, coincidindo com a inauguração das compras de Natal.
Mas qual é a origem desta tradição?
O primeiro uso do termo "Black Friday" deu-se, não para se referir às compras de Natal, mas para classificar uma crise econômica: na sexta-feira 24 de Setembro de 1869, quando, dois dealers (profissionais que operam em bolsa de valores), Jay Gould e Jim Fisk, negociavam na bolsa de Nova York (em Wall Street).
Após intensas sessões de negociação com títulos, para tentarem alcançar lucros, fracassaram redondamente e, consequentemente, o mercado entrou em bancarrota. Devido a isto, nomeou-se aquele dia de “Black Friday”.
Outra das histórias que acompanham o nome “Black Friday” está intimamente ligado ao papel do pequeno comércio. Segundo a tradição, depois de um ano de grandes perdas – ou seja, de números vermelhos nas contas – por fim, depois do dia de Ação de Graças, chegava a época natalícia, data a partir do qual começavam os saldos e, com eles, em vez de números vermelhos, conseguiam-se “números negros”, ou seja positivos.
Outros afirmam que a sua origem remonta a 19 de Novembro de 1975, dia em que o New York Times cunhou pela primeira vez com o adjetivo “negro” a referência aos problemas de trânsito e ao caos que tinha ocorrido na cidade de Nova York, nesse ano, devido aos descontos do dia seguinte ao dia de Ação de Graças.
Black Fraude
No entanto, alguns comerciantes tendem, deliberadamente, a aumentar o preço dos produtos pouco antes da "Black Friday", para que assim, possam anunciá-lo por um preço mais baixo durante aquela data, com objetivo de incutir no consumidor a confiança de que está a fazer uma boa compra.
Fica atento!
Fonte:gabineteportuguesdeleituraemsalvador