billshcot
Banido
- Entrou
- Nov 10, 2010
- Gostos Recebidos
- 160

UM PNEU FURADO
Na noite de 5ª. para 6ª. feira, ladrões ainda não identificados – pelas pegadas conclui-se tratar-se de 2 homens – assaltaram a filial do Banco Americano no Porto Alto .
Depois de desligarem o sistema de alarme, conseguiram acesso aos cofres fortes com o auxílio de 2 maçaricos de corte, e apoderaram-se de 200 milhões de Euros.
Até ao momento não há qualquer pista dos ladrões .
Zé das Roscas estava a puxar para fora os pelos revirados da barba, quando ouviu pela 1ª. vez esta notícia na rádio. Eram cinco horas da manhã .
Zé era proprietário de uma pequena oficina de reparação de automóveis, com bomba de gasolina, situada na estrada que liga o Porto Alto a Vila Franca de Xira .
Enquanto a mulher e os 2 gémeos, Ricardo e Mariana, ainda dormiam, já ele se encaminhava para a oficina, que ficava por baixo da habitação .
E quando, pouco depois, abria as duas meias-portas da oficina, deparou-se-lhe um espectáculo singular.
Um homem bem vestido, dobrado para a frente, caminhava na sua direcção, a transpirar, tentando num desespero fazer rolar um pneu todo trilhado.
Ao chegar ao pé do Zé, o homem endireitou-se, soltou um gemido, pôs as mãos atrás das costas e, ofegante, disse :
- Já não podia mais ! Tem por aqui pneus ?
Zé acenou afirmativamente com a cabeça.
- Sim tenho. Então e onde foi que teve o furo ?
O homem apontou para trás.
- A cerca de 1 Km daqui. Ainda estava muito escuro e sai da estrada e trilhei o pneu na berma .
E logo hoje que não trazia pneu sobresselente .
Enquanto o Zé se punha ao trabalho, o estranho sentou-se num caixote e acendeu um cigarro.
O Zé estabeleceu conversa perguntando :
- Ouvi já o noticiário desta manhã ?
- Não, infelizmente não tenho rádio no carro.
Houve alguma notícia especial ?
- Se houve ! Um assalto ao Banco Americano !
O homem cuspiu para o chão, com indiferença.
- Ora isso não é nada de especial ! Acontece quase todas as semanas … por causa desta maldita crise . E é bem feito para os Americanos !
- Isto está cada vez pior ! – Suspirou o Zé.
- Qualquer dia já não se pode sair à rua. Não sei onde vamos parar …
- Bem não é tanto assim ! Os jornais exageram sempre .
- É bastante mau ! – protestou o Zé, lançando um olhar irritado ao seu cliente matutino.
Este, porém, não reagiu.
- Quanto é que levaram ?
- Na rádio falaram em cerca de 200 milhões.
- Duzentos milhões ? – repetiu o outro, abanando a cabeça. – Custa a acreditar ! …
- Que é que custa a acreditar ?
- Que numa filial do Porto Alto houvesse tanto dinheiro. Mas talvez seja mais um dos tais exageros …
- Podia ser dinheiro para pagar ordenados aos trabalhadores da Lezíria – sugeriu o Zé .
- Sim … - O homem acenou com a cabeça.
- Tem razão . É fim de semana … Realmente, talvez fosse dinheiro para isso. – E logo perguntou. - Acha que consigo estar em Lisboa , no aeroporto, às 7 horas ?
- Tem assim tanta pressa ?
- Tenho de apanhar um avião.
- Ah, vai viajar… - Um estranho fulgor surgiu nos olhos do Zé. Sabe ? Era isso que eu mais desejava fazer . Uma viagem de avião !... Dava tudo para fazer uma viagem de avião ! Mas é um sonho que nunca se realizará. Um bilhete de avião custa uma fortuna…
Com impaciência o homem repetiu a pergunta .
- Acha que consigo estar em Lisboa, no aeroporto, ás 7 horas ?
- Sim à vontade. Como é que vai ?
- Num Alfa Romeo .
Zé deu uma gargalhada. – Isso vê-se pela roda . O que eu queria dizer era a que velocidade pensa ir , já que a esta hora o trânsito ainda é pouco ?
- A toda a que o motor der .
- Então faz isso com uma perna às costas . Eu levo-o no meu carro ao sítio onde deixou o seu.
O cliente estendeu os braços para a frente.
-Seria possível lavar as mãos ?
- Claro. A casa de banho e o lavatório são ali.
O sabão está a trás da bacia. – E, piscando o olho, o Zé explicou. – Tenho de ter o sabão sempre escondido. Ás vezes vêm ai pessoas só para irem à casa de banho e depois esquecem-se de o deixar onde estava …
Enquanto o senhor lava as mãos, eu acabo o serviço.
Quinze minutos mais tarde já o Fiat do Zé das Roscas parava junto do Alfa Romeo, que tinha lá dentro outro elemento ao volante. E cinco minutos depois o pneu estava colocado .
O homem pagou o trabalho e, agradeceu efusivamente. E, depois de um último aperto de mão, seguiu o seu destino sem notar o olhar pensativo do Zé, nem suspeitar de que a primeira coisa que este faria ao chegar a casa seria pegar no telefone e comunicar à Polícia que tinha visto um dos assaltantes ao Banco Americano , contando todos os pormenores .
E aqui se dirige-se uma pergunta a todos :
Que teria levado o Zé das Roscas a suspeitar , tendo inclusive tanta certeza, de que o seu cliente poderia estar implicado no assalto ao Banco Americano no Porto Alto ?
* PRAZO PARA POSTAGEM das respostas/soluções até 21 de Fevereiro de 2013 *
NOTA : Para a próxima semana será aqui também editado o 3.º Problema Singular – Desafio | Intercalado :
-> Pisar a relva … para completar esta 3ª. Etapa do Torneio de Abertura
Última edição: