Portal Chamar Táxi

3ª. Etapa - 3.º Problema Policiário

Status
Não está aberto para novas respostas.

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Gostos Recebidos
160

UM PNEU FURADO

Na noite de 5ª. para 6ª. feira, ladrões ainda não identificados – pelas pegadas conclui-se tratar-se de 2 homens – assaltaram a filial do Banco Americano no Porto Alto .
Depois de desligarem o sistema de alarme, conseguiram acesso aos cofres fortes com o auxílio de 2 maçaricos de corte, e apoderaram-se de 200 milhões de Euros.
Até ao momento não há qualquer pista dos ladrões .
Zé das Roscas estava a puxar para fora os pelos revirados da barba, quando ouviu pela 1ª. vez esta notícia na rádio. Eram cinco horas da manhã .
Zé era proprietário de uma pequena oficina de reparação de automóveis, com bomba de gasolina, situada na estrada que liga o Porto Alto a Vila Franca de Xira .
Enquanto a mulher e os 2 gémeos, Ricardo e Mariana, ainda dormiam, já ele se encaminhava para a oficina, que ficava por baixo da habitação .
E quando, pouco depois, abria as duas meias-portas da oficina, deparou-se-lhe um espectáculo singular.
Um homem bem vestido, dobrado para a frente, caminhava na sua direcção, a transpirar, tentando num desespero fazer rolar um pneu todo trilhado.
Ao chegar ao pé do Zé, o homem endireitou-se, soltou um gemido, pôs as mãos atrás das costas e, ofegante, disse :
- Já não podia mais ! Tem por aqui pneus ?
Zé acenou afirmativamente com a cabeça.
- Sim tenho. Então e onde foi que teve o furo ?
O homem apontou para trás.
- A cerca de 1 Km daqui. Ainda estava muito escuro e sai da estrada e trilhei o pneu na berma .
E logo hoje que não trazia pneu sobresselente .
Enquanto o Zé se punha ao trabalho, o estranho sentou-se num caixote e acendeu um cigarro.
O Zé estabeleceu conversa perguntando :
- Ouvi já o noticiário desta manhã ?
- Não, infelizmente não tenho rádio no carro.
Houve alguma notícia especial ?
- Se houve ! Um assalto ao Banco Americano !
O homem cuspiu para o chão, com indiferença.
- Ora isso não é nada de especial ! Acontece quase todas as semanas … por causa desta maldita crise . E é bem feito para os Americanos !
- Isto está cada vez pior ! – Suspirou o Zé.
- Qualquer dia já não se pode sair à rua. Não sei onde vamos parar …
- Bem não é tanto assim ! Os jornais exageram sempre .
- É bastante mau ! – protestou o Zé, lançando um olhar irritado ao seu cliente matutino.
Este, porém, não reagiu.
- Quanto é que levaram ?
- Na rádio falaram em cerca de 200 milhões.
- Duzentos milhões ? – repetiu o outro, abanando a cabeça. – Custa a acreditar ! …
- Que é que custa a acreditar ?
- Que numa filial do Porto Alto houvesse tanto dinheiro. Mas talvez seja mais um dos tais exageros …
- Podia ser dinheiro para pagar ordenados aos trabalhadores da Lezíria – sugeriu o Zé .
- Sim … - O homem acenou com a cabeça.
- Tem razão . É fim de semana … Realmente, talvez fosse dinheiro para isso. – E logo perguntou. - Acha que consigo estar em Lisboa , no aeroporto, às 7 horas ?
- Tem assim tanta pressa ?
- Tenho de apanhar um avião.
- Ah, vai viajar… - Um estranho fulgor surgiu nos olhos do Zé. Sabe ? Era isso que eu mais desejava fazer . Uma viagem de avião !... Dava tudo para fazer uma viagem de avião ! Mas é um sonho que nunca se realizará. Um bilhete de avião custa uma fortuna…
Com impaciência o homem repetiu a pergunta .
- Acha que consigo estar em Lisboa, no aeroporto, ás 7 horas ?
- Sim à vontade. Como é que vai ?
- Num Alfa Romeo .
Zé deu uma gargalhada. – Isso vê-se pela roda . O que eu queria dizer era a que velocidade pensa ir , já que a esta hora o trânsito ainda é pouco ?
- A toda a que o motor der .
- Então faz isso com uma perna às costas . Eu levo-o no meu carro ao sítio onde deixou o seu.
O cliente estendeu os braços para a frente.
-Seria possível lavar as mãos ?
- Claro. A casa de banho e o lavatório são ali.
O sabão está a trás da bacia. – E, piscando o olho, o Zé explicou. – Tenho de ter o sabão sempre escondido. Ás vezes vêm ai pessoas só para irem à casa de banho e depois esquecem-se de o deixar onde estava …
Enquanto o senhor lava as mãos, eu acabo o serviço.
Quinze minutos mais tarde já o Fiat do Zé das Roscas parava junto do Alfa Romeo, que tinha lá dentro outro elemento ao volante. E cinco minutos depois o pneu estava colocado .
O homem pagou o trabalho e, agradeceu efusivamente. E, depois de um último aperto de mão, seguiu o seu destino sem notar o olhar pensativo do Zé, nem suspeitar de que a primeira coisa que este faria ao chegar a casa seria pegar no telefone e comunicar à Polícia que tinha visto um dos assaltantes ao Banco Americano , contando todos os pormenores .

E aqui se dirige-se uma pergunta a todos :
Que teria levado o Zé das Roscas a suspeitar , tendo inclusive tanta certeza, de que o seu cliente poderia estar implicado no assalto ao Banco Americano no Porto Alto ?

* PRAZO PARA POSTAGEM das respostas/soluções até 21 de Fevereiro de 2013 *

NOTA : Para a próxima semana será aqui também editado o 3.º Problema Singular – Desafio | Intercalado :
-> Pisar a relva … para completar esta 3ª. Etapa do Torneio de Abertura

Última edição:

Pelintra

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
281
Ninguém lhe tinha dito onde fora o Assalto...
.

iissak

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 14, 2009
Gostos Recebidos
0
Há algumas coisas que podem levado o zé das roscas a ter tanta certeza:
O cliente disse não ter rádio no carro, e o Zé ao ter ido trocar o pneu pode ter reparado que o homem afinal até tinha rádio, talvez.
Outra é o facto do Zé apenas ter mencionado que o assalto foi num banco americano, e o homem a seguir comentou que custava a crer que numa filial de Porto alto tivesse tanto dinheiro, mas o Zé numa falou que tivesse sido numa filial de Porto alto. Podia muito bem ter sido numa em Lisboa ou noutro local do país.

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Gostos Recebidos
31
O Zé não disse onde foi o assalto no entanto o Homem disse que não tinha radio no carro mas sabia onde foi o assalto.
Já agora quem é o Luís?

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Gostos Recebidos
6
Upsss, pensava que já tinha respondido.

O que levou o Zé a suspeitar foi o facto do cliente ter referido que o assalto tinha sido no Porto Alto, quando ele não tinha mencionado o local do assalto, só o banco onde tinha ocorrido. O cliente não tendo r
ádio no carro não poderia saber do assalto ao banco.

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Gostos Recebidos
31
qual Luís :shy_4_02:
- Que numa filial do Porto Alto houvesse tanto dinheiro. Mas talvez seja mais um dos tais exageros …
- Podia ser dinheiro para pagar ordenados aos trabalhadores da Lezíria – sugeriu Luís . :right:
- Tem razão . É fim de semana … Realmente, talvez fosse dinheiro para isso.
Cerveja Gforum

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Gostos Recebidos
160
- Podia ser dinheiro para pagar ordenados aos trabalhadores da Lezíria – sugeriu Luís . :right:
- Tem razão . É fim de semana … Realmente, talvez fosse dinheiro para isso.
Cerveja Gforum

boa observação , pois ... devia ser Zé , conforme emenda já feita !:38:

cruznuno

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 2, 2011
Gostos Recebidos
0
tinha de estar em Lisboa , no aeroporto, às 7 horas umm misterio ningen apanha un aviao tao sedo :Espi06:

Status
Não está aberto para novas respostas.