billshcot
Banido
- Entrou
- Nov 10, 2010
- Mensagens
- 16,629
- Gostos Recebidos
- 160

1. NO CRUZAMENTO
Você está no decurso de uma viagem, bem longa, e eis que chega a um cruzamento . Parados junto a esse cruzamento estão três homens. Não tem a certeza sobre qual será o caminho a seguir e, também não pode perder tempo com enganos, mas estes homens sabem qual é o caminho certo que deve seguir.
Um destes homens diz sempre a verdade, quando questionado, ao passo que o outro sempre mente e o último ora diz a verdade, ora mente. Eles sabem quem é quem, ou seja, quem mente ou fala a verdade, mas você não.
A questão é a seguinte ;
Se pudesse fazer apenas uma pergunta para apenas um destes três homens [ escolhido ao acaso, pois não sabe quem é quem ], para obter uma resposta do tipo “sim ou não”, o que perguntaria então , para decidir qual caminho seguir , sem enganos ?
2. A EXECUÇÃO
Na antiga Grécia , a morte para os tidos como tiranos ,era aplicada de duas formas apenas .
Havia a Crucificação, um modo doloroso e prolongado , para quem dissesse uma mentira na altura da execução . O outro modo era a Decapitação , modo rápido e quase indolor , para quem dissesse uma verdade .
Resumindo : Crucificação para uma mentira e Crucificação para uma verdade .
Ora aconteceu que um dos mais conceituado Filósofos da época, Troiano por sinal, havia sido aprisionado e, obviamente condenado à morte . Sendo que e, como mandava a tradição , foi-lhe dada a oportunidade de escolher o modo de morrer. Ser morto, pela Crucificação ou pela Decapitação . Para o efeito teria de proferir uma última frase, que a ser mentira lhe destinaria a Crucificação mas a ser verdade lhe dava a Decapitação .
O Filósofo na altura da sentença que lhe iria ser destinada, não se coibiu de dizer aquelas que supostamente seriam as suas últimas palavras.
Aconteceu porém que a frase do Filósofo deixou bastante intrigados os seus possíveis executores, a ponto de não o poderem executar.
A questão é a seguinte ;
Que foi dito pelo Filósofo ?
3. OS COMPETIDORES
Alberto e Orlando contavam, muito empolgados, o resultado da Terceira Feira Anual Internacional de Ciências, realizada em Lisboa. Na Feira, haviam três competidores: Luís, Ronaldo e João.
Alberto disse que o Luís havia sido o vencedor, com o Ronaldo a ficar em segundo lugar. Já o Orlando, disse que João ganhou, e o Luís ficou em segundo.
Na verdade, nenhum dos dois contou inteiramente a verdade sobre os resultados da Feira de Ciências. O que o aconteceu foi que cada um [ Alberto e Orlando ] deu uma afirmação verdadeira e outra falsa ,sobre a classificação .
A questão é a seguinte ;
Qual foi a verdadeira classificação dos competidores ?
* PRAZO PARA POSTAGEM das respostas/soluções até 3 de Abril de 2013 *
Última edição: