Portal Chamar Táxi

1.º Desafio | Passatempos de Lógica - GForum | Verdades & Mentiras

Status
Não está aberto para novas respostas.

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Gostos Recebidos
160

1. NO CRUZAMENTO
Você está no decurso de uma viagem, bem longa, e eis que chega a um cruzamento . Parados junto a esse cruzamento estão três homens. Não tem a certeza sobre qual será o caminho a seguir e, também não pode perder tempo com enganos, mas estes homens sabem qual é o caminho certo que deve seguir.
Um destes homens diz sempre a verdade, quando questionado, ao passo que o outro sempre mente e o último ora diz a verdade, ora mente. Eles sabem quem é quem, ou seja, quem mente ou fala a verdade, mas você não.

A questão é a seguinte ;
Se pudesse fazer apenas uma pergunta para apenas um destes três homens [ escolhido ao acaso, pois não sabe quem é quem ], para obter uma resposta do tipo “sim ou não”, o que perguntaria então , para decidir qual caminho seguir , sem enganos ?

2. A EXECUÇÃO
Na antiga Grécia , a morte para os tidos como tiranos ,era aplicada de duas formas apenas .
Havia a Crucificação, um modo doloroso e prolongado , para quem dissesse uma mentira na altura da execução . O outro modo era a Decapitação , modo rápido e quase indolor , para quem dissesse uma verdade .
Resumindo : Crucificação para uma mentira e Crucificação para uma verdade .
Ora aconteceu que um dos mais conceituado Filósofos da época, Troiano por sinal, havia sido aprisionado e, obviamente condenado à morte . Sendo que e, como mandava a tradição , foi-lhe dada a oportunidade de escolher o modo de morrer. Ser morto, pela Crucificação ou pela Decapitação . Para o efeito teria de proferir uma última frase, que a ser mentira lhe destinaria a Crucificação mas a ser verdade lhe dava a Decapitação .
O Filósofo na altura da sentença que lhe iria ser destinada, não se coibiu de dizer aquelas que supostamente seriam as suas últimas palavras.
Aconteceu porém que a frase do Filósofo deixou bastante intrigados os seus possíveis executores, a ponto de não o poderem executar.

A questão é a seguinte ;
Que foi dito pelo Filósofo ?

3. OS COMPETIDORES
Alberto e Orlando contavam, muito empolgados, o resultado da Terceira Feira Anual Internacional de Ciências, realizada em Lisboa. Na Feira, haviam três competidores: Luís, Ronaldo e João.
Alberto disse que o Luís havia sido o vencedor, com o Ronaldo a ficar em segundo lugar. Já o Orlando, disse que João ganhou, e o Luís ficou em segundo.
Na verdade, nenhum dos dois contou inteiramente a verdade sobre os resultados da Feira de Ciências. O que o aconteceu foi que cada um [ Alberto e Orlando ] deu uma afirmação verdadeira e outra falsa ,sobre a classificação .

A questão é a seguinte ;
Qual foi a verdadeira classificação dos competidores ?

* PRAZO PARA POSTAGEM das respostas/soluções até 3 de Abril de 2013 *

Última edição:

Pelintra

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
283
Bem,
1. NO CRUZAMENTO
eu a um dos tipos à sorte perguntava, mais ou menos asssim: Oh amigo se o caminho da direita vai para onde eu quero ir e se você me responder com a mesma verdade com que eu lhe faço a pergunta, você diria que sim?

Então o que falasse a verdade diria que sim se o caminho da direita fosse o correcto e não se fosse correcto o da esquerda.
Já o mentiroso responderia exactamente o contrario do anterior...
Quanto ao troca tintas (que responde ora sim, ora não) esse ia responder ou como o verdadeiro ou como o mentiroso e nesse caso o que le responder é o que está correcto e será o caminho a seguir.

2. A EXECUÇÃO

Resposta:
O filosofo disse:
Eu serei decapitado.

3. OS COMPETIDORES
1º João; 2° Ronaldo; 3º Luís.

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Gostos Recebidos
0
1. NO CRUZAMENTO Ainda não consegui falar com estes:shy_4_02:

2. A EXECUÇÃO

O filósofo respondeu;Eu estou certo que vou ser crucificado.
Dilema;Se o crucificarem ele terá dito a verdade e a pena seria a decapitação.Se o decapitarem então ele terá dito uma mentira e a pena seria a crucificação.

3. OS COMPETIDORES
1º João
2º Ronaldo
3º Luis

O Luis ao ser referido pelos dois não pode ser 1º porque nenhum diz duas verdades.O Ronaldo é pois o 2º .O João será então o 1º pelo que o Luis é o 3º.

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Gostos Recebidos
0

2. A EXECUÇÃO
Na antiga Grécia , a morte para os tidos como tiranos ,era aplicada de duas formas apenas .
Havia a Crucificação, um modo doloroso e prolongado , para quem dissesse uma mentira na altura da execução . O outro modo era a Decapitação , modo rápido e quase indolor , para quem dissesse uma verdade .
Resumindo : Crucificação para uma mentira e Crucificação para uma verdade .

1. NO CRUZAMENTO

Este cruzamento (?) é um entroncamento não é verdade?:right:

1. NO CRUZAMENTO
R: Pergunto a um apontando um caminho;Este caminho é o que vai para onde eu quero ir não é verdade?
Seja o caminho certo ou não;
Os que dizem a verdade confirmam com um sim ou não. Os mentirosos com o desejo de contrariar a verdade (não é verdade?) dirão também sim ou não acabando por me indicar o caminho certo.

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Gostos Recebidos
6
1. NO CRUZAMENTO

Para obter uma resposta verdadeira perguntando só a um deles ao acaso teria de lhe perguntar algo do género:Se eu lhe perguntasse se o caminho da esquerda leva ao lugar para onde vou, você diria que sim?

2. A EXECUÇÃO

" Vou ser decapitado".

3. OS COMPETIDORES

1º João, 2° Ronaldo, 3º Luís.

Status
Não está aberto para novas respostas.