- Entrou
- Out 28, 2006
- Mensagens
- 1,518
- Gostos Recebidos
- 0

Bill Thompson III, editor da revista americana «Birdwatcher’s Digest», esteve de visita ao Sul de Portugal, de 1 a 7 de Abril, no âmbito de uma press trip promovida pela parceria que dá corpo à marca Visit Portugal Birdwtaching.
A visita do jornalista especializado norte-americano abrangeu as áreas territoriais da parceria, em particular, os estuários do Tejo e Sado, a região do Alentejo, com as áreas do Campo Branco-Castro Verde, Mértola e o vale do Guadiana, e, na região do Algarve, a Reserva Natural de Castro Marim, a Ria Formosa e Sagres.
A observação de aves é um nicho de mercado de grande relevância mundial. Calcula-se que este segmento de mercado atinja, no mundo inteiro, cerca de 80 milhões de birdwatchers, localizados sobretudo nos países anglo-saxónicos (Reino Unido: 2,4 milhões; EUA: 40 milhões), nos países escandinavos, na Holanda, Bélgica, Alemanha e no Canadá.
«Este produto assume uma relevância estratégica para o território de Mértola, pois ocorre essencialmente em época baixa, contribuindo para minimizar os efeitos da sazonalidade», salienta a Câmara Municipal mertolense, que anunciou a visita do editor da «Birdwatcher’s Digest».
Por outro lado, salienta aquela autarquia alentejana, o birdwatching «abrange um perfil de turista de segmento médio/alto e contribui para a consciencialização da importância da salvaguarda da avifauna local».
A forte expressão do mercado norte-americano neste produto justifica a incidência de várias ações promocionais junto daquele público. Desde 2013, que a marca Visit Portugal Birdwatching e, em particular, o Município de Mértola se fazem representar em feiras de birdwatching nos EUA. Na sequência dessas ações promocionais, já visitaram o território «vários jornalistas da imprensa especializada».
Aliás, desde 2007, que o Município de Mértola, em parceria com um conjunto de entidades públicas e privadas integradas na marca Visit Portugal Birdwtaching, tem vindo a desenvolver um trabalho de estruturação do produto birdwatching, por forma a posicionar o sul de Portugal como um destino de referência para o turismo ornitológico.
fonte:sulinformacao