• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Manual para fixar antena contra o vento.

Lavalar

GF Ouro
Entrou
Out 5, 2006
Mensagens
887
Gostos Recebidos
0
Na época em que estamos com ventos as parabolicas têm tendencia a oscilar e a provocar freezes na imagem.

Na minha antena de 80cm bem apertada que estava e quando o vento era mais forte fazia bastantes freezes e eu questionei-me porque seria.
Depois de observar bem vi que não era da fixação ao mastro mas sim do suporte onde segura a parabola que oscilava assim deu-me a ideia de colocar duas espias como vou descrever.

Arranjei dois varões de alúminio de 8mm e fiz uma rosca M8 em cada extremo.Comprei dois esquadros de ferro com 45º que existe á venda em lojas de ferragens ,2 passa-fios que se compra numa loja onde vende borrachas para automoveis,porcas de 8mm e anilhas.
Faz-se um furo de 12mm na aba da parábola mais ao menos ao centro e coloca-se o passa-fios.Na extremidade dos varões coloca-se uma porca e enfia-se o varão no passa-fios e coloca-se outra porca do lado contrario,o passa-fios vai servir de cardan para a inclinação do varão.Na braçadeira que segura a antena geralmente sobra sempre um bocado na parte da rosca,ai coloca-se uma porca e uma anilha,coloca-se o esquadro e outra anilha e porca para segurar o esquadro.
A outra ponta do varão coloca-se uma porca e uma anilha e mete-se no outro lado do esquadro e coloca-se outra anilha e porca.Depois é só apertar o varão de maneira que não obrigue a antena a sair do sitio ou seja deve-se apertar as porcas no esquadro só para que o varão fique seguro e não puxe a antena.
Quem não quiser utilizar varão de alumínio e fazer rosca pode utilizar aqueles varões já roscados que se vendem nas lojas de ferragens e cortar á medida.
Depois de colocado estes varões pode-se sempre regular o azimute da antena basta para isso aliviar as porcas que apertam ao mastro sem haver necessidade de desmontar os varões.
Para regular a elevação basta aliviar as porcas que seguram os varões ao esquadros para que os varões possam oscilar.
Os varões são de 8mm para antenas acima de 90cm aconselho varões de 10 ou 12mm
Junto estão umas fotos do material necessário e montado numa antena.
Boas Montagens.

Trabalho efectuado pelo Mod : Ferrei_ra
 
Última edição por um moderador:

Ferrei_ra

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
777
Gostos Recebidos
0
Ventos e Ventanias

Boas
Amigo marcoense nao custava nada colocares no topico que o trabalho nao era teu pois é assim que eu faço quando posto alguma coisa com autoria de outras pessoas,nao é que eu fique mais contente por ver o meu nome mas o seu a seu dono nao custava nada,e sabes muito bem que esses trabalho é da minha autoria.
Alias ele ja existia aqui no forum antes de o ultimo apagao.

Cumps
 
Topo